O Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem) da Fieg, liderado pelo empresário Jaime Canedo, promoveu terça-feira (03/10) o seminário Políticas e Ações em Prol das MPEs. O evento, que contou com parceria do Sebrae Goiás, marcou a semana comemorativa ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (05/10), com palestra da analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Maria Virgínia Colusso, e painel de debate com os empresários Paulo Sérgio da Silva, sócio-fundador da Milk Moo, e Denilson Candido de Oliveira, sócio-administrador da Mandioca Mundi.
Em sua apresentação, Maria Virgínia Colusso traçou panorama sobre as perspectivas de acesso ao crédito, analisando o atual cenário de demanda e concessões às empresas e o impacto da política monetária na oferta e contratações. "Percebemos uma retração na concessão de crédito desde o ano passado e para as micro e pequenas empresas é ainda mais difícil, seja pela alta taxa de juros, seja pela necessidade de garantias reais."
De acordo com sondagem especial da CNI, as pequenas indústrias são as que têm maior dificuldade em conseguir o montante necessário em operações de crédito de curto e médio prazo. O porcentual de pequenas empresas que não consegue o recurso necessário é quase o dobro em relação às grandes.
No seminário, foram apresentados os cases de sucesso das marcas Milk Moo e Mandioca Chips. No painel, mediado pela coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Elaine Moura, os empresários Paulo Sérgio da Silva e Denilson Candido de Oliveira falaram sobre suas respectivas trajetórias de empreendedorismo, abordando os desafios no início dos negócios e como a busca por conhecimento e orientação na gestão empresarial foi fundamental para o crescimento.
Recentemente, a Milk Moo, empresa que abriu as portas no início de 2020, atingiu o faturamento de R$ 20 milhões. Em pouco mais de três anos de operação, o negócio possui mais de 1.500 funcionários em todo o País. Até o final do ano, a empresa deve atingir 450 pontos de venda.
A Madioca Mundi, startup da agricultura familiar, também foi estruturada durante a pandemia de Covid-19. Atualmente, a empresa possui quase 1 mil pontos de vendas do produto Mandioca Chips em Goiás e Mato Grosso.
SOLUÇÕES SENAI E SEBRAE PARA PEQUENOS NEGÓCIOS
O seminário Políticas e Ações em Prol das MPEs contou com participação do gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Goiás, Rolando Vargas, que apresentou detalhes do edital Regional de Inovação para Micro e Pequena Indústria, em parceria da instituição da indústria com o Sebrae.
A chamada para o 1º ciclo está aberta até o dia 31 de outubro e vai selecionar projetos dos setores de moda e vestuário, metalmecânica, construção civil e alimentos, bebidas e cosméticos. A consultoria de inovação tem duração de 12 meses, subsidiando projetos de até R$ 150 mil.
Outra iniciativa dentro da parceria entre o Senai e o Sebrae é o Programa Indústria Mais Competitiva, que atende micro e pequenas empresas que buscam melhoria da competitividade. O programa é composto por fases em que a empresa atua em conjunto com os consultores, identificando e realizando as implementações e mudanças necessárias para se atingir os objetivos, também com duração de 12 meses.