Por Aldine Leonhardt
Instrutora de Malharia e Consultora de Moda e Imagem
Antes de tudo é necessário entender o que é um lookbook. O que pode ser traduzido como livro de looks, nada mais é do que um material fotográfico para apresentar sua marca, salientando os atributos, detalhes, caimentos e movimentos de seus produtos.
Lookbook destacando transparências, recortes e caimentos .
Fonte: Twisted Soul.
Este material apresenta ainda uma variedade de looks que podem ser compostos com as peças e acessórios da coleção, auxiliando na escolha do cliente e transmitindo, ao mesmo tempo, as tendências de moda do momento.
As peças comumente se apresentam vestidas em modelos ou manequins, o que facilita a visualização dos recortes e caimentos, assim como podem ser fotografadas em estúdio com fundo branco ou em outros ambientes que estejam em conformidade com a campanha e o conceito da coleção.
Imagens de lookbook mais clássico, feitas em estúdio.
Fonte: Animale.
Os Consultores de Moda costumam construir lookbooks mais informais construídos com as peças do guarda-roupa de seus clientes. Eles são montados com fotografias de looks sugeridos, vestidos no próprio cliente e facilitam a escolha das peças para cada ocasião.
Lookbook informal, comumente construído por Consultores de Moda.
Fonte: Érica Minchin.
Você pode construir seu material fotografando os looks em modelos e manequins ou, até mesmo, em araras ou acomodados sobre uma mesa. O ambiente pode ser variado, em estúdio ou externo, observando que todos os detalhes devem estar harmonizados.
Fotografando um lookbook.
Fonte: Me Move.
Além disso, você pode utilizar aplicativos digitais como o Stylebook. Nele, você fotografa as roupas, calçados e acessórios, monta os looks e armazena-os para rever quando quiser.
Look construído em aplicativo digital.
Fonte: Stylebook.
Agora que você já sabe o que é um lookbook, aposte nesse material fotográfico para apresentar sua marca!