O que é um Sindicato?
Sindicato é uma instituição associativa que age de maneira coordenada em defesa de interesses profissionais e econômicos de empregados e empregadores em vários setores econômicos da sociedade. Há dois tipos de sindicatos no Brasil:
-Sindicatos de empregadores: representam as categorias econômicas, compostas por empresas que atuam em determinado setor
-Sindicatos de trabalhadores ou de profissão liberal representam a categoria profissional, ou seja, os que prestam serviços nesses setores ou ramos de atividades.
Para a criação de sindicatos, adota-se a princípio da unicidade sindical, que possibilita a existência de apenas um sindicato por categoria econômica na mesma base territorial, que não pode ser menor do que um município.
Função do sindicato
Prevista no artigo 8º, III, da Constituição Federal, e no artigo 513, “a”, da CLT, a representação dos interesses do setor é a principal função do sindicato patronal. Compreende desde a identificação de assuntos de interesse do setor e a sua disseminação para as empresas, à formulação de posicionamentos e à atuação junto ao Poder Público.
Cabe aos sindicatos, também, exercer a representação do setor em processos judiciais – como no caso de dissídios coletivos – e administrativos – a exemplo de mesas-redondas na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
O SINDIVESTE DF
Entidade representativa, há mais de 40 anos, do setor da indústria do vestuário do Distrito Federal, o Sindiveste/DF se dedica a promoção do fortalecimento e centralização das principais decisões em benefício das indústrias e da sociedade, com atuação junto aos órgãos oficiais do governo local e federal, em negociações trabalhistas e nos assuntos de interesses dos associados.
A representação inicial da categoria surgiu por meio de uma associação em 1963, sendo criado o Sindiveste/DF em 1971, com vistas a expandir a representatividade da Indústria da Moda como um todo, no Distrito Federal.
Atividades do segmento da moda como artefatos de couro, calçados e acessórios participam das ações e projetos promovidos pela entidade.
Representações Fibra
A Fibra atua na defesa de interesses do setor industrial, por meio da articulação do empresariado do DF e de seus represnetantes nas instâncias criadas pelo governo e instituições, participando nos processos de discussão e elaboração das políticas públicas governamentais e tomada de decisão, apresentando informações confiáveis e o posicionamento da indústria a rspeito dos diversos temas.
Governo do DF
1. Fórum Permanente das microempresas e Empresas de Pequeno Porte do DF
Titular: Paulo Eduardo M. de Avila e Silva
2. Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Produtivo do DF - COPEP/DF
2ª Vaga
Titular: Paulo Eduardo M. de Ávila e Silva
3. Câmara de Acompanhamento e Avaliação de Empreendimentos e Infra estrutura
Titular: Walquiria Pereira Aires
4. Conselho de Administração do Fundo para Geração de Emprego e Renda do DF - FUNGER
Titular: Walquiria Pereira Aires
Suplente: Mabel De Bonis Almeida Simões
5. Grupo de Trabalho que estuda alternativas para questões relativas ao IPTU e Taxas de Ocupação de beneficiários de programas de desenvolvimentos econômicos do DF; e à situação dos empresários instalados na QE 40 do Guará II e na QOF da Candangolândia
Titular: Paulo Eduardo M. de Ávila e Silva
6. Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais do DF
Titular: Walquiria Pereira Aires
Instituições Diversas
1. Conselho Temático de Relações de Trabalho e Desenvolvimento Social da CNI
Representante: Fernando Antônio Bezerra Japiassu
2. Conselho Consultivo do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT/UNB
Representante: Mabel de Bonis Almeida Simões
SENAI
Conselho do Senai/DF
Titular: Walquiria Pereira Aires
SESI
Conselho do Sesi/DF
Titular: Mabel De Bonis de Almeida Simões