Ficha Técnica de Mãos Dadas com Assistente de Estilo
29/06/2015
Como fazer uma Ficha Técnica de Vestuário? Você tem dúvida? A matéria é grandinha mais vale a pena. Confira!
Ficha Técnica é um documento amigo e irmão do assistente de estilo. Pode ser na Oscar Freire, José Paulino, Mendes Junior, do Sul ao Norte, a ficha técnica é indispensável em uma confecção.
Pensei em criar essa matéria com a intensão de colaborar para uma informação correta. Andei caçando algumas fichas na net, e vi algumas do tempo do “ronco”. Fichas sujas, informações amontoadas e layouts desorganizados.
Onde Criar, no Corel ou Excel?
O Corel é um programa para desenvolver atividades gráficas, sendo assim, para ter o melhor aproveitamento do programa é melhor deixa-lo apenas para criar os desenhos.
O Excel já tem a finalidade de criar formulários, que ao serem programados podemos inserir hora, valor, data, então não tenha duvida, para ficha técnica o melhor é o Excel.
Além disso, consegue-se também fazer alterações online nas fichas, pelo google docs, e o Excel integrado ao Hotmail.
No caso de data, coleção e referencia que são informações que devem constar em todas as paginas da ficha técnica, usando a formula de soma, as informações são inseridas automaticamente, isso facilita bastante não precisando digitar essas informações toda hora.
No caso de grade de corte ou aviamentos, o Excel contribui bastante. Usando a formula de soma ( = ), exemplo, célula G6 é igual a célula B6+C6+D6+E6+F6, compreenderam?
Criando a Ficha Técnica
Esse gráfico mostra todos os setores que devem conter na ficha técnica, lembrando que cada empresa cria a sua ficha de acordo com suas necessidades.
A ficha aqui apresentada pode ser divida em 3 fichas:
Ficha Técnica de Desenvolvimento de Produto
Ficha Técnica de Grade: Utilizada pelo setor de engenheira de produto, que é o setor que fica entre o desenvolvimento de Produto e PCP.
Ficha de Custo: Essa ficha pode auxiliar na hora de desenvolver o custo do produto.
A ficha técnica também pode ser preenchida por outros departamentos. Em apenas uma ficha pode estar contido todo histórico, em apenas um arquivo. Não é em toda confecção que funciona, mas é algo que ajuda o Diretor ou o Proprietário da confecção a cuidar e controlar todos os processos de cada produto. Exemplo: Inicia-se no desenvolvimento de produto segue para o, Custo, segue para a , Engenheira de Produto, segue para o , PCP.
Cada setor uma cor diferente?
Contribui para a facilidade do funcionário que está operando, ex: A Piloteira ou a Modelista já sabe que aquele campo de determinada cor corresponde ao seu setor. Isso ajuda a diminuir os erros.
Não ler as informações que estão na ficha técnica é um dos grandes índices de erros na Indústria do Vestuário.
O formato que foi desenvolvido a ficha foi pensado na facilidade e fluxo do produto.
Identificação do Produto: São campos onde escreve-se tudo que descreve e identifica o produto.
Ilustração: As informações de costura também podem acrescentadas no excel, ou, no próprio Corel. No caso aqui apresentado, as informações foram colocadas no Excel.
Corte de Piloto, Modelagem e Pilotagem: São informações que o profissional que irá operar deve ler e atentar-se. Algumas confecções acrescentam no campo de pilotagem o tempo que a Piloteira levou para costurar a peça, é ótimo para o PCP, neste caso tem que haver uma conversa entre os departamentos.
Sequencia Operacional não entraria aqui?
Sequencia operacional é muito importante mas não popularizada no mercado como ficha técnica de produto. Para as empresas não é produtivo que a piloteira desenvolva a sequencia operacional. Sugiro que tenha no setor um profissional desenvolvendo as sequencias que também seja intermediário entre o Desenvolvimento de Produto e Produção (PCP).
Prova: Quando ocorrer a prova, sugiro que escreva a data e todos os ajustes que o produto deverá sofrer. No final, sabe se quantas vezes o produto foi ajustado.
Materiais: Campos destinados aos matérias que o produto utiliza, as modelistas e piloteiras também pode interferir e acrescentar materiais nesses campos.
Customização: Estampas, bordados, tingimentos, qualquer tipo de beneficiamento pode conter neste campo.
Maquinário: Não são todas as confecções que aderem a esse campo, também é uma questão de conversa entre o desenvolvimento de produto e o PCP (Planejamento e Controle de Produção).
Tecidos: Sempre necessário. Sugiro uma planilha de tecidos à parte, só contendo o nome dos tecidos e seus respectivos fornecedores. O preços dos tecidos sempre mudam por isso é necessário uma planilha a parte.
Imagem do Produto e Identidade Visual: Depende da necessidade da empresa, confecção Private Label utiliza mais esses campos.
Grade e Variantes: Esses campos só são utilizados se o produto for aprovado, e só constariam na ficha no computador. Por isso sugiro primeiro uma ficha preenchida manual como explico melhor abaixo.
Dica!
O setor de estilo pode usar a ficha técnica que é um formulário e preencher as informações a mão. Quando o produto for aprovado, o responsável para o preenchimento de ficha técnica transfere às informações que estão na ficha feita a mão para a ficha no computador.
Importante!
Para facilitar o processo do assistente que irá transferir às informações a mão para o computador, é preciso que o mesmo formulário que estão com as informações preenchidas a mão, seja o mesmo que está no Excel.
Ficha Técnica é um hábito que todos devem ser educados a ler e preencher.
Se a empresa que você trabalha segue o fluxo de produto de forma correta, é bem mais garantido que as informações daquele produto que estão constando na ficha não venham ter erros:
Organograma e Fluxograma
É importante que a ficha técnica passe por todos os setores e que todos preencham. O estilo com as informações respectivas ao produto; referencia, descrição e etc..., modelista com as partes do molde, piloteira sobre os maquinários e aviamentos que foram necessário acrescentar. Todos preenchendo e lendo, menos erros teremos!
Vocês pediram, eu acatei. Devido a grande repercussão desse post, estou disponibilizando a ficha técnica para download.
Baixar.
FONTE: