Que os designers de Brasília estão ganhando o mundo nós já sabemos. Mas dessa vez o produto foi para bem longe. Mais especificamente do outro lado do mundo: no Japão.
Em parceria com as marcas brasilienses Galeria Andante e Umana, comandadas respectivamente por Mábel de Bonis e Maria Tereza Teixeira, o designer Daniel Akira Hirozawa desenvolveu uma linha de uniformes para o Hikaridaiko, um grupo de Wadaiko, estilo de taiko, formado no ano de 2005 por jovens de Brasília.
A palavra taiko é original do idioma japonês e significa “grande tambor”. Antigamente, o Taiko era muito utilizado durante as guerras, motivando os samurais, marcando o passo nas marchas ou intimidando as tropas adversárias. Também era muito utilizado em festivais religiosos, pois o seu som era o único com potência suficiente para chegar aos deuses.
Atualmente, a tradicional melodia dos tambores japoneses é uma das manifestações culturais mais presentes nos festivais do Japão, levando animação e alegria aos mais diversos públicos.
Desde a sua formação, o Hikaridaiko tem realizado diversas apresentações dentro e fora do Distrito Federal. Hoje, o grupo é formado por mais de 30 integrantes, entre tocadores e organizadores, com faixa etária entre 15 e 29 anos, que ajudam a manter viva a cultura do Taiko.
Em 2008, em São Caetano do Sul - São Paulo, o Hikaridaiko consquistou o seu primeiro título: Campeão Brasileiro na categoria livre do V Festival Brasileiro de Taiko. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Taiko, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa. Ainda nesse mesmo campeonato, uma das integrantes do grupo, Paula Hirozawa, recebeu do presidente da banca de jurados o prêmio como tocadora destaque dentre todos da competição.
Em 2012, novamente o grupo recebe um título, desta vez na categoria Odaiko solo. O Hikaridaiko, representado pelo tocador Daian Tai Botelho, consagrou-se Vice-Campeão no IX Campeonato Brasileiro de Taiko, realizado na cidade de São Paulo.
No ano de 2013, o grupo alcançou a vice-colocação na categoria Júnior do X Campeonato Brasileiro de Taiko, realizado novamente em São Paulo. Essa conquista passa a alimentar o sonho de todos os integrantes para o tão almejado título.
CAMPEÃO BRASILEIRO 2014
No último dia 06 de julho de 2014, em São Bernardo do Campo, concorrendo com 19 equipes do Brasil, o Hikaridaiko atinge o êxito com um maravilhoso espetáculo e enche de orgulho a comunidade nipônica de Brasília. O tão almejado título é conquistado após 10 anos desde a origem do grupo. A tocadora Aryssa Okada, membro do grupo Hikaridaiko, recebe o prêmio de Atleta Destaque do XI Campeonato Brasileiro de Taikô 2014
HIKARIDAIKO NO JAPÃO
Com esse primeiro lugar, o Hikaridaiko recebeu a oportunidade de representar o Brasil no Campeonato Japonês de Taiko que foi realizado na província de Nagano no Japão, em março de 2015.
E foi justamente para essa competição internacional que os uniformes foram desenvolvidos. Daniel Akira, o designer responsável pelo processo de desenvolvimento criativo das peças, é formado em design pela UNB e já teve outras experiências positivas no Japão. Em sua primeira visita, Daniel foi o vencedor de um concurso de ilustração de moda. Atualmente, morando no continente asiático, Daniel conta em que se inspirou para desenvolver os uniformes: “a criação foi muito simples, comecei fazendo alguns rascunhos com base nas experiências que tive no Japão, nas coisas que conheci lá e nas referências da cultura. As peças, que foram produzidas pela Galeria Andante e Umana, foram feitas com base nesses primeiros rascunhos e o resultado ficou excelente. Foi um sucesso e recebemos muitos elogios, inclusive de pessoas nas ruas que nem conhecíamos”, afirma o designer.
Confira abaixo o resultado desse trabalho realizado por Daniel Akira em parceria com as empresas brasilienses Galeria Andante e Umana.