Após um semestre de estudos, sete estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília apresentaram, em reunião virtual na quarta-feira, 8 de julho, um plano de marketing internacional para a indústria alimentícia do Distrito Federal. A ação integra uma parceria entre a instituição de ensino e a Federação das Indústrias do DF (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF).
O objetivo é preparar planos personalizados para empresas que desejam fazer negócios no exterior. O documento consiste na análise do empreendimento e de um determinado produto, na escolha do tipo de internacionalização e do mercado externo, no estudo dos ambientes econômico, político, jurídico, tributário e cultural dos possíveis países de exportação, na análise logística de envio dos produtos e no projeto de divulgação.
No entanto, com a pandemia da covid-19, o planejamento inicial teve de ser alterado e, ao invés do tradicional atendimento a empresas, a escolha foi por um setor da indústria. “Foi um desafio, mas os alunos superaram as expectativas. É extremamente importante esse trabalho, já que os dados entregues podem se desdobrar em outros serviços, de forma a fazer a diferença nos negócios de alguma empresa”, explica a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly.
Após a escolha do setor e uma análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do segmento, para melhor especificar as estratégias de mercado, os alunos definiram um produto principal para exportação: o pão de queijo. “Apesar de alguns países terem receitas similares, o pão de queijo se destaca por carregar a cultura brasileira”, explicou a aluna Marina Oliveira, de 21 anos.
A partir dessa definição e com base em dados geográficos, culturais e sobre o ambiente de negócios, os estudantes apontaram estratégias para a internacionalização incluindo os mercados mexicano, paraguaio e uruguaio. “Com a parceria, os alunos têm a oportunidade única de aprender a partir de desafios e dados reais. Tivemos um formato novo e um momento com variáveis internas e externas diferentes, mas o resultado foi muito positivo”, destacou a professora Camila Cunha, que acompanhou os trabalhos.
O plano será encaminhado ao Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab). Empresas do setor interessadas no documento também podem solicitá-lo por e-mail ao CIN-DF: cin@sistemafibra.org.br.