“Quero comemorar com vocês a primeira exportação que eu fizer”, disse Valtomir Martins Ferraz, após receber de alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília um plano de marketing internacional para a empresa dele, a Fundição Ferraz, que opera em Samambaia e está no mercado desde 1989.
Ao longo do semestre, dez universitários estudaram a fábrica de peças de alumínio e as possibilidades de internacionalização do negócio. Concluíram que a América do Sul é um mercado potencial. “Agora é seguir as estratégias e colocar o plano em prática”, afirma Ferraz.
O projeto Plano de Marketing Internacional é uma parceria estabelecida em 2016 entre a Universidade Católica de Brasília e a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF). O objetivo é preparar planos personalizados para empresas que desejam fazer negócios no exterior. Neste semestre, 24 estudantes, divididos em grupos, participaram do projeto e duas empresas foram beneficiadas. A entrega dos planos foi em 28 de novembro, na sede da Fibra.
Rute Ester Brasileiro, de 19 anos, do 6º semestre, foi um dos alunos que elaboraram o documento apresentado a Ferraz, com sugestões de possíveis mercados e de metas de curto, médio e longo prazos. “A experiência foi muito gratificante, tivemos a oportunidade de entender como funciona um plano de marketing e conseguimos adaptar o que tínhamos na teoria para a prática. São 73 páginas com tópicos, objetivos e estratégias para a empresa que a gente espera que deem certo.”
As empresárias Lili Brasil e Lúbia Duca, da Nós Mercado Criativo, também receberam um plano personalizado. Devido ao perfil diferenciado do negócio — loja colaborativa, com várias marcas e perfis —, a empresa participou da atividade pela segunda vez. A primeira foi em junho, quando elas receberam um plano com sugestões de melhorias para o mercado interno, de forma a preparar o negócio para a internacionalização.
“Desde que recebemos o primeiro plano, estamos tocando o projeto e aplicando sugestões”, conta Lúbia. De acordo com Lili, a expansão de mercado era algo que já vinha sendo pensado por elas. “A gente ficava imaginando se era um só um sonho ou se realmente existiam possibilidades. Ficamos felizes em participar do projeto, porque os alunos trazem informações muito reais e apontam ações que precisamos executar”, destaca.
Aprendizado na prática
Um plano de marketing internacional consiste na análise da empresa e do produto, na escolha do tipo de internacionalização e do mercado externo, no estudo dos ambientes econômico, político, jurídico, tributário e cultural dos possíveis países de exportação, na análise logística de envio dos produtos e no projeto de divulgação.
Desde 2016, o projeto da Fibra e da Universidade Católica atendeu 26 empreendimentos dos segmentos de alimentos, cosméticos, vestuário, tecnologia da informação, movelaria e pedras como mármore e granito — e agora, metalurgia. A seleção é feita pelo CIN-DF com base em três critérios: interesse, potencial do produto e comprometimento com o projeto. Não há custos para participar. “As empresas saem motivadas a fazer as modificações sugeridas e a seguir para o processo de exportação. O plano dá um panorama e, a partir disso, podemos aprofundar com outros serviços, como estudos de inteligência comercial, capacitações e missões internacionais”, explica a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly.
Durante as atividades, os universitários fazem visitas aos empreendimentos, têm reuniões com os empresários e encontros com a gerente do CIN-DF e com a professora de Marketing Internacional da Católica Camila Cunha. Para a docente, a experiência possibilita aos alunos colocar em prática o que é ensinado em aula. “A gente tenta sair do senso comum e buscar estratégias bem construídas, bem pensadas e ancoradas na literatura, para propor de fato algo que seja útil à realidade das empresas.”