A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) iniciou mais uma ação do projeto Exporta-DF, com vistas a facilitar o processo de internacionalização das empresas brasilienses. Trata-se da Rodada de Atendimento, iniciativa que pretende reunir, em um único local, representantes das entidades parceiras para prestação de serviços voltados à simplificação e agilidade na resolução de problemas encontrados pelas empresas durante os processos de exportação. Participaram da ação representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), do Banco do Brasil (BB), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), os Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (Correios) e da Universidade Católica do Distrito Federal (UCB).
O piloto desta ação, realizada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fibra, foi feito com o setor do vestuário, na última sexta-feira (23/06). “Neste primeiro momento, começamos com empresas do segmento do vestuário, por se tratar de um produto mais fácil de transportar. A ideia é que este projeto se estenda para os outros segmentos da indústria como, por exemplo, a construção civil e movelaria”, salienta Viviane Brunelly, gerente do CIN.
Na oportunidade, os processos de adequação da empresa para a internacionalização, em aspectos como gestão interna e sistema de controle de estoque, puderam ser analisados com representantes do Sebrae-DF. Já para os empresários que buscam recursos para a comercialização no exterior, o Banco do Brasil tirou dúvidas sobre empréstimos e financiamentos. Questionamentos sobre a logística de entrega de produtos foram tratados com os Correios, que ofereceram, na ocasião, os serviços de transporte de mercadoria. E, por fim, a Apex-Brasil e a UCB puderam apresentar os estudos de mercado, plano de marketing e afins, que podem auxiliar previamente às empresas que pretendem exportar, fazendo com que elas compreendam o mercado desejado, antes de iniciar a comercialização de seus produtos para fora do país.
“Cada parceiro, com sua expertise, será fundamental para auxiliar na internacionalização das empresas”, finaliza Brunelly.
"A participação da universidade no processo de internacionalização me surpreendeu bastante. Eu não imaginei que a academia poderia ter um grande leque de serviços decisivos neste processo", afirma a proprietária de um estúdio de moda feminina, Viviane Kulczynski, que foi orientada quanto à gestão de site, marketing e sobre a divulgação da marca.
A empresária ressalta, ainda, a importância da iniciativa da Fibra de aproximar empresas à entidades que proporcionem maior segurança no processo de internacionalização. “Eu nunca imaginei sentar frente a frente com representantes de grandes instituições e tirar dúvidas sobre a minha empresa e a peculiaridade do meu negócio. Sem dúvida, me trouxe maior segurança para iniciar a exportar meus produtos”, ressalta Kulczynski. A empresária acredita que, neste momento de instabilidade econômica, a internacionalização é uma alternativa para alavancar a empresa. “Além de participar de um comércio diferente, a exportação torna nossa empresa mais competitiva, devido à exigência do mercado esterno”, finaliza Viviane Kulczynski.
Confira outras ações do CIN da Fibra pelo link.
Para saber mais informações sobre o CIN-DF, entre em contato pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br, ou pelos telefones (61) 3362-6122/6132.
Texto: Gabriela Soares
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)