Um dos maiores desafios do setor de água mineral atualmente é a concorrência desleal das águas adicionadas de sais, que sem uma legislação específica usam o mesmo garrafão de exclusividade das águas minerais e acabam confundindo o consumidor sobre a qualidade do produto. Esse foi um dos temas debatidos em Natal, no 27º Congresso Brasileiro de Águas Minerais Naturais, que aconteceu no Serhs Natal Grand Hotel, na Via Costeira, de 05 a 07 de setembro.
O evento foi promovido pela Abinam – Associação brasileira da Indústria de Águas Minerais. Além de envasadores, o congresso reuniu cerca de mil participantes entre fornecedores, distribuidores, autoridades e profissionais do setor. Renomados especialistas conduziram debates sobre os mais diversos assuntos relacionados aos desafios e rumos do mercado de águas.
“Inteligência Artificial e Fidelização na Conquista de Novos Consumidores”, foi também um dos temas do evento que estruturado em cinco painéis com abordagem sobre legislação, marketing, novas tecnologias, qualidade e tributação. O fio condutor das discussões foi os desafios do varejo 4.0, nova tendência de mercado que congrega internet aos produtos promovendo operações com um clique e oferece maior conectividade entre loja física e digital.
“O encontro foi uma oportunidade para atualização e definição de rumos para a indústria de águas minerais naturais diante dos desafios da atual instabilidade econômica e da necessidade de acompanhar as novas tendências de mercado”, explica o presidente da Abinam, Carlos Alberto Lancia.
Lancia é um dos autores do livro “Fundamentos para Boas Práticas de Armazenagem, Manuseio e Transporte de Águas Minerais Naturais e Potáveis de Mesa (Águas Naturais)”, lançado durante o evento.