Inovar para conquistar maior competitividade. Esta é a finalidade dos três projetos que a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) executará ao longo de 2018, com apoio de Sindicatos Empresariais Industriais, por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi).
Os segmentos contemplados em Mato Grosso pelo programa foram o gráfico, de reparação de veículos e o de reciclagem. Os projetos executados são, respectivamente, “Formação de núcleo setorial das indústrias gráficas do polo Tangará da Serra”, “Fortalecimento do segmento de reparação automotiva de Mato Grosso” e o “Fortalecimento do segmento de recapadora de pneus”.
No mínimo, 60 empresas participarão do programa e contarão com o acompanhamento do Sindicato das Indústrias Gráficas (Sigemt), Sindicato das Indústrias de Reciclagem de Resíduos Industriais, Domésticos e de Pneus do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle-MT) e do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa-MT).
O Procompi, que é uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visa elevar a competitividade das indústrias de menor porte por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.