São Paulo, 03 de janeiro de 2017 – O Grupo Raymundo da Fonte iniciou sua história no mercado de fabricação de itens de limpeza doméstica, higiene pessoal, condimentos e inseticidas em 1946. Dona de 14 marcas, a empresa, que hoje conta com cerca de 2600 funcionários, viveu um crescimento rápido na última década e contava com um sistema legado quando, em 2011, buscou no mercado um ERP capaz de dar suporte ao seu plano de dobrar o faturamento nos cinco anos seguintes, de forma orgânica
“Sabíamos, naquela época, que nossos processos tinham muito espaço para melhorias, com novas técnicas de gestão, integração de etapas e automação. Além de atualizar sistemas e atividades, uma preocupação da diretoria da companhia era que o corpo de gestores fosse preparado para extrair da tecnologia as melhores informações, da forma mais ágil”, explica Marcos Martareli, gerente de Processos Corporativos do Grupo Raymundo da Fonte.
O método de escolha foi baseado na estratégia da companhia para os cinco anos seguintes: consolidar-se como líder no mercado de higiene pessoal, limpeza e alimentação do Norte e Nordeste. Para isso, foi aberta uma concorrência com dois mil itens de pré-requisito, que deveriam ser atendidos pelo novo sistema. Assim, a Raymundo da Fonte se tornou cliente da TOTVS, com a contratação, inicialmente, somente do ERP.
Hoje, a companhia tem as soluções da TOTVS em suas quatro unidades fabris, localizadas em Pernambuco, Pará, Bahia e Rio de Janeiro, com 600 usuários ativos. Também foram adotados o sistema especialista de Manufatura – que controla todo o processo produtivo, desde o recebimento da matéria prima até a expedição do produto final - e módulos de Logística, Força de Vendas e, mais recentemente, BI.
“Entre os principais benefícios que tivemos com a tecnologia TOTVS, destacaria o aumento de produtividade e precisão. Essa parceria nos permitiu capacitar nossas áreas de gerenciamento para disponibilizar soluções de controle, gestão e performance que fazem diferença no dia a dia, nos ajudando a atingir nosso objetivo estratégico”, conta Martareli.
Um dos destaques da redução de custos atingida pela empresa após a adoção da tecnologia foi a redução de gastos com frete comparado ao faturamento. Com o auxílio do TOTVS Cockpit Logístico, o mix de itens por embarque aumentou de 35 para 60, em média, com uma ocupação média dos veículos de 92%. Além disso, houve uma maximização de entregas, com maior número de pedidos por embarque. Na unidade da Bahia, por exemplo, foi identificado que 20% da frota poderia ser direcionada a outras unidades – evitando, com isso, novos investimentos.
Na produção, o consumo de matéria prima é controlado de forma online, conforme a leitura da produção e do estoque, e vinculado às ordens de produção. Dessa forma, a interferência humana, por meio de digitação, é eliminada e o apontamento da produtividade se torna mais preciso.
O produto TOTVS que a fabricante adotou mais recentemente foi a ferramenta de Business Intelligence, fornecida em parceria com a GoodData. “Estamos agora na fase final de implantação da tecnologia. Dentro desse módulo, montamos todos os cenários que são importantes para a Raymundo da Fonte e teremos visões por família de produto, canal, Estado, além de poder fazer análises financeiras”, detalha Martareli.
“A Raymundo da Fonte é um caso de cliente que começou sua experiência com a TOTVS pelo software de gestão e evoluiu para sistemas especialistas em seu campo de atuação, sentindo, assim, os benefícios de ter o gerenciamento do negócio digitalizado e poder, assim, focar em sua atividade fim. Com histórias como essas, consolidamos a posição da empresa como principal aliada de nossos clientes na expansão de seus negócios”, comenta Gustavo Bastos, vice-presidente de Supply Chain da TOTVS.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 21ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.