Os associados ao Sindicato da Indústria da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso se reuniram, na tarde desta quinta-feira (02.02), com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT). A reunião tratou da duplicidade de cobrança de multas e taxas de anuidade aos fabricantes de ração animal de Rondonópolis e região.
Atualmente, os dois conselhos regionais fazem esse tipo de cobrança, além das taxas de anuidade que são pagas pelos profissionais destas áreas. No entanto, o Siar propôs, ainda em novembro de 2016, um realinhamento destas atribuições. Isso porque, segundo os diretores do Sindicato da Alimentação, as empresas do ramo de nutrição animal estavam descontentes com a situação.
Durante a reunião desta quinta-feira, os presidentes dos conselhos regionais se comprometeram a solucionar as questões apresentadas pelos associados. “Essa dupla cobrança realmente não pode existir. Nossa orientação é que o associado opte por apenas um conselho e se, ainda assim, tiver dificuldades que procure diretamente os conselhos para tomarmos as medidas cabíveis”, disse o presidente do CRMV-MT, Verton Silva Marques.
Ele ainda parabenizou a iniciativa do Siar-Sul. “Muitas vezes os donos das fábricas de ração ficam reféns das exigências de Conselho e seus fiscais, e essa aproximação que o sindicato propõe entre ambos proporciona clareza para o empresário. Os conselhos tem a obrigação de prestar dar orientação aos empresários para que problemas como o que foi apresentado hoje não ocorram”, afirmou.
Para o presidente do CREA-MT, Giovane Marcos Bertol, o que faltava era um entendimento e a aproximação entre os conselhos e os empresários. “Por meio dessa reunião conseguimos atender a solicitação do Sindicato, mostrar qual nossa função e apresentar soluções para os donos de fábricas de ração. Creio que, a partir de hoje, teremos um vínculo que poderá proporcionar um bom entendimento para todas as partes”, frisou Giovane.
O presidente do Siar-Sul, Rafael Vilela, agradeceu os conselheiros e anunciou aos associados presentes uma parceria entre Sindicato e conselhos. “A reunião nos trouxe uma resposta positiva e firmar essa parceria vai estreitar os laços e trazer informação, capacitação e mediação entre as atividades propondo o que é melhor para os associados”, finalizou o presidente.