SESI e SENAI levam oficinas para primeira edição do PICNIC no Brasil
10/11/2016
Por: Sistema FIRJAN
O Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação e o SESI estiveram presentes na primeira edição do PICNIC Brasil. O evento, que é referência em inovação, sustentabilidade e criatividade na Europa, terá cinco edições no país. A proposta é criar um espaço de pensamento e diálogo sobre o futuro das cidades, considerando temas relevantes para o desenvolvimento humano em escala global.

A Escola SESI de Jacarepaguá levou o Workshop de Robótica LEGO, ministrado por um professor de Física e alunos do Ensino Fundamental. A oficina dividiu os participantes em grupos para a montagem de robôs de LEGO controlados por programação básica. “É uma oportunidade interessante porque nos permite sair dos muros da escola. Além disso, é importante oferecer aos alunos a experiência de compartilhar o saber com a Sociedade. A rede de Escolas SESI tem uma proposta diferenciada, e conseguimos passar isso no PICNIC Brasil”, ressaltou a coordenadora de Educação Básica da unidade, Elizete Pereira de Araújo.
A estudante de administração da Universidade Estadual de Londrina, Letícia Luriko, destacou a importância do uso do LEGO como ferramenta de ensino para a montagem de robôs. “Achei a proposta bem interessante. Meu contato com robótica e programação no ensino médio foi rápido. O sistema do SESI traz os mesmos conceitos, mas é bem diferente na forma como é feito”, avaliou.
Já o SENAI levou para o PICNIC Brasil a estrutura do FabLab em uma oficina de impressão 3D. Para o coordenador do Centro de Referência SENAI do IST Automação e Simulação, Sidney dos Reis, a feira é uma oportunidade de mostrar a contribuição do FabLab no trabalho do Instituto. “O workshop demonstrou o processo de prototipagem por meio da impressão do busto dos participantes. Como não conseguiremos entregar todas as impressões no evento, os demais poderão retirar o seu no SENAI, aproveitando para conhecer nossa estrutura”, explicou.
Maker Faire
O PICNIC Brasil contou ainda com a realização da Maker Faire, que acontece tradicionalmente no último dia do evento. No Brasil, escolas de todo o país puderam inscrever seus projetos expositores. O SENAI participou da mostra com o Polarizador Automático Trifásico, 2º colocado no Desafio de Projetos Integradores. Desenvolvido pelo IST Automação e Simulação, ele garante ao operador fazer o correto fechamento do motor trifásico, solucionando o problema da perda de produtividade e eliminando a possibilidade de erro humano.
Já o SESI levou cinco iniciativas. A Unidade de Automação e Irrigação Inteligente, da escola de Jacarepaguá, visa irrigar a horta escolar sem desperdícios por meio da manutenção periódica remota com a utilização de um aparelho celular. O projeto Águas Limpas, do SESI Itaperuna, levou à Secretaria de Obras e Meio Ambiente da Prefeitura do Rio uma proposta de tratamento do esgoto, despoluindo-o antes do despejo no valão. Já o Tem Criança na Cozinha, da unidade de Petrópolis, incentiva o empreendedorismo dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com a criação de uma empresa de biscoitos, a Bigosquinha.
Outro projeto apresentado na Mostra, o Recriar, da escola da Cinelândia, é voltado para reciclagem por meio da conscientização ambiental e construção de viveiros de flores, plantas, hortaliças e legumes, além de práticas de plantio e colheita. Por fim, o Telhado Orgânico, da unidade de São Gonçalo, que tem como proposta utilizar técnicas de compostagem do lixo, aproveita restos de alimentos para a produção de um adubo orgânico. O projeto também contempla a reutilização da água pelas casas, através da construção de um telhado que pode ser utilizado em regiões comerciais e residenciais e é feito a partir de produtos de baixo custo.
O PICNIC Brasil aconteceu entre 3 e 5 de novembro, no Parque Lage.