Escola SESI fomenta criatividade e inovação com inauguração de Espaço Maker
28/09/2016
Por: Sistema FIRJAN

SESI Espaço Maker cria um ambiente de inovação que fomenta a autonomia e o pensamento crítico dos alunos. Foto: Fabiano Veneza
Reforçando a missão de formar jovens com espírito empreendedor e preparados para os desafios do mercado de trabalho, a Escola SESI Maracanã inaugurou o Espaço Maker, o primeiro da rede de ensino. O local funciona como um laboratório de criação e experimento, em que os alunos são estimulados a explorar ferramentas manuais e tecnológicas para desenvolver projetos, pesquisas e protótipos que solucionem problemas reais do dia a dia.
O objetivo é criar um ambiente de inovação que fomente a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes, tornando-os mais capacitados para as demandas da indústria do presente e a do futuro. O projeto piloto, que abrange o ensino básico e o ensino médio, será utilizado para complementar o aprendizado das disciplinas de empreendedorismo, artes, oficinas tecnológicas e física.
“O Espaço Maker incentiva a criatividade do aluno, que é a competência que terá valor no futuro. Com o projeto, estamos dando um importante estímulo a isso”, disse Ricardo Maia, vice-presidente executivo do Sistema FIRJAN.
Alexandre dos Reis, diretor de Operações da Federação, destacou que a iniciativa permite aos alunos serem protagonistas no processo de aprendizado e reforça a Escola SESI como referência no ensino do país: “Esse projeto é uma resposta em direção ao mundo para o qual estamos caminhando. Queremos fomentar a criatividade que vai permitir inovações. Nosso intuito é entregar à sociedade alunos melhores e mais inovadores”.
Para Giovani de Souza Martins, estudante do primeiro ano de Informática do SESI Maracanã, o Espaço Maker será uma oportunidade para desenvolver e colocar em prática seu potencial criativo. “A iniciativa é muito boa, porque encoraja os jovens a pensar e produzir coisas que solucionem problemas. Utilizamos programação, plataformas de prototipagem e outras tecnologias em que trazermos soluções para o mundo”, afirmou.
A inauguração contou com palestras sobre o contexto e os desafios da cultura maker no ensino escolar, com a presença de especialistas, estudantes e educadores. Foram abordados temas como a importância da programação nas séries iniciais, noções básicas de desenvolvimento de aplicativos e o conceito de ensino híbrido, em que o aluno é dono do próprio aprendizado.
De acordo com Daniel Faleiro, da ETC Brasil/Colmaker, a proposta do “faça você mesmo” presente na cultura maker será uma habilidade imprescindível para o mercado de trabalho do futuro: “Não são só as profissões que estão mudando, mas a logística e os meios de produção. O caminho é preparar os jovens para resolver problemas complexos”.
No local também aconteceram oficinas de prototipação, matemática e plataforma de prototipagem Arduino, orientadas por professores e pedagogos da rede SESI de ensino.
A inauguração do Espaço Maker da Escola SESI Maracanã aconteceu em 26 de setembro.