As unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Cáceres, Barra do Garças, Juína, Sinop e a Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso abrem as portas, entre os dias 28 e 29 de setembro, para quem deseja saber mais sobre mercado de trabalho e carreira profissional. O Mundo Senai é um evento que ocorre simultaneamente em todo o país a fim de despertar o interesse de estudantes, comunidade, parceiros e empresários pelas diversas profissões industriais e revelar o potencial inovador existente dentro do ambiente educacional técnico. A entrada é franca.
O tema deste ano é: ‘A indústria tem muito em comum com você. Chegou a hora de você descobrir como seu dia a dia também tem tudo a ver com a indústria’. Os visitantes poderão participar de oficinas, minicursos, orientação profissional e palestras. Haverá ainda, exposições. Também serão disponibilizados ônibus para buscar e levar os estudantes de escolas públicas e privadas que desejam ter mais informações sobre profissões técnicas ou tecnológicas.
O projeto Mundo SENAI, na sua 8ª edição, ocorre simultaneamente em 276 unidades do Senai em 20 estados. Será possível também conhecer a infraestrutura das escolas do Senai para a oferta de cursos técnicos, como oficinas e laboratórios, e prestação de serviços tecnológicos às empresas.
“O Mundo SENAI tem um papel extremamente importante que é um diálogo que o SENAI faz com a família e com os jovens do Brasil sobre a importância das oportunidades que a educação profissional tem para a juventude”, explica o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.
De acordo com a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, o Mundo Senai é um grande momento em que a instituição abre suas portas para os jovens, para as empresas e a sociedade em geral, proporcionando aos visitantes uma visão mais ampla sobre o universo da educação profissional, da inovação e da tecnologia industrial. “Convido a todos para conhecer nossas unidades, as carreiras e inovações, a participar de minicursos, oficinas e descobrir como seu dia a dia tem tudo a ver com a indústria”.
Já os empresários ou trabalhadores da indústria poderão ter acesso, além das informações de Educação Profissional, aos serviços oferecidos pela instituição. “A agenda neste momento é de ganho de produtividade. O Senai tem um amplo portfólio para as mais diversas necessidades da indústria. É uma oportunidade adicional para o empresariado ampliar esse relacionamento e fechar futuras parcerias”, explica a diretora.