Projeto de inclusão visa a contratação de colaboradores com deficiência auditiva
“O curso é muito enriquecedor, traz uma nova visão e demonstra a necessidade de aprendermos outras formas de nos comunicar”, comenta o analista de almoxarifado, Marcos Fernandes do Nascimento. Ele foi um dos nove colaboradores da Cervejaria Petrópolis a realizar o curso de Libras oferecido pela empresa como parte das ações de responsabilidade social. Atualmente, a cervejaria conta com 22 aprendizes Pessoas com Deficiência (PcD) e terá a possibilidade de efetivar contratos.
“Eu fiquei bastante satisfeito, contente e até emocionado de ver a empolgação das pessoas em colocar o conhecimento na prática. Nós vamos poder, a partir da conclusão do curso, admitir colaboradores efetivos com deficiência auditiva. Até hoje isso era uma limitação para nós. Trata-se de uma conquista tanto para a empresa como para os PcDs e isso só foi possível pela parceria com o Senai”, afirmou.
Só este ano o Programa de Ações Inclusivas do Senai já realizou 751 matrículas de Pessoas com Deficiência em vários municípios do Estado, além de trabalhar diretamente dentro das empresas auxiliando em processos seletivos e contribuindo para a mudança de cultura. A instituição destina 5% de todas as vagas, que são prioritárias, a este público, além de garantir a estrutura, material didático e professores especializados para as diferentes necessidades especiais.
Para a analista fiscal da cervejaria, Cristiane dos Santos Araújo Silva, aprender libras permite não apenas ampliar a visão sobre as necessidades do outro, como abrir o coração para receber novas pessoas. “Eu estou amando fazer o curso, é para mim uma experiência muito nova. Não quero ficar só no curso, preciso dar segmento, este é um aprendizado que eu quero levar para vida a fora”.