Presidente do Sinditec, Haroldo de Barros Collares Chaves comemora 90 anos
28/07/2016
Por: Jade Fonseca
Haroldo de Barros Collares Chaves, personagem importante no desenvolvimento Econômico, Político e Empresarial do Estado do Rio de Janeiro, desde os tempos do Estado da Guanabara, filho do General do Exército Manoel Collares Chaves e da Sra. Erycina de Barros Collares Chaves, nasceu em 28 de julho de 1926, na Cidade do Rio de Janeiro.
Hoje, 28 de julho de 2016, comemoramos os 90 anos deste elogiável homem de negócios.

No ano de 1951, se tornou Bacharel em Direito pela Faculdade do Catete, e logo no ano seguinte, iniciou sua promissora carreira na IBM World Trade, passando, como norma da empresa, pelo Departamento de Vendas, como Representante Técnico e depois, assistente do Gerente Geral de Vendas até atingir a chefia do Departamento Legal. Em 1960, já na área administrativa, fundou a IBM do Brasil em Brasília, representando a Companhia perante aos altos escalões do Governo Brasileiro, o que resultou na sua indicação pelo Presidente da República, para participar do Curso Superior da escola Superior de Guerra, com duração de dez meses.
Foi Cônsul Honorário da Coréia do Sul entre 1978 a 1988; Presidente do Comitê Empresarial Brasil- México, órgão da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 1971 e 1977; Vice Presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro, de 1969 a 1980.
É imprescindível citar a participação de Haroldo na fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro em Março de 1975, após a assinatura da Lei de número 20 pelo então Presidente Ernesto Geisel, regulamentando também ,a criação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Resultando, também na fusão da Federação das Indústrias do Estado da Guanabara (FIEGA), e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), onde, a nova entidade passa a se chamar Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
Haroldo de Barros, assumiu a Vice Presidência da Federação em 1974, permanecendo até o ano de 1995, quando passou a fazer parte do Conselho de Eméritos da FIRJAN, além de membro efetivo do Conselho do SESI (Serviço Social da Indústria), Conselho do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e membro do Conselho Fiscal do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

No ano de 1985, foi nomeado por Decreto do Presidente da República a ocupar o cargo de Juíz classista junto ao tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região, tornando-se Desembargador Federal do Trabalho, cargo que ocupou até fevereiro de 1991, quando foi aposentado no referido cargo de Magistrado, por decreto do Presidente da República.
Em Julho de 1968 fundou o então Sindicato das Indústrias Eletroeletrônicas do Estado do Rio de Janeiro, que ao longo dos anos expandiu-se, e se tornou o Sindicato da Indústria Eletrônica, de Informática, de Telecomunicações, Produção de Software, Produção de Hardware, de Produtos Eletroeletrônicos e Componentes do Estado do Rio de Janeiro, o Sinditec.
Em parceria com a FIRJAN, o Sinditec tem buscado a cada dia, oferecer os melhores benefícios e serviços às suas empresas Associadas, inclusive, dando o suporte necessário para que as mesmas passem por este período de crise ao qual o país atravessa.
Presidente do Sindicato há quase 40 anos, ficou mais do que comprovada a importância do seu trabalho na história da Indústria do Rio de Janeiro, sendo assim, em dezembro de 2015, merecidamente, Dr. Haroldo de Barros foi agraciado pela FIRJAN, com Placa de Homenagem pelo empenho e dedicação aos serviços prestados às indústrias do setor.
Parabéns, Haroldo de Barros! Muito obrigado pela imensurável contribuição ao crescimento do nosso Estado.