Com uma taxa de 81% de empregabilidade para concluintes do ensino técnico, em até um ano depois da formação, e 97% de preferência das empresas de Mato Grosso pela contratação de alunos e ex-alunos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) conquistou o título de melhor do Brasil pela quinta vez consecutiva. O prêmio de Desempenho coroa o trabalho de excelência em gestão e alta performance que fazem parte dos valores da instituição.
O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (01/07), durante o Encontro Nacional dos Departamentos Regionais dos 27 estados do país, em Brasília. A avaliação é anual e visa mensurar o trabalho de cada um dos Regionais no fomento à Educação Profissional e Soluções em Tecnologia e Inovação (STI).
Em 2015, o Senai-MT superou as metas em Educação a Distância, rompendo as barreiras geográficas e permitindo que o Ensino Técnico chegasse a todas as cidades do Estado. Apenas em 2015, a instituição realizou mais de 136 mil matrículas em 119 municípios. Foram cerca de nove milhões de horas/aula.
O Senai-MT também foi responsável por 32 mil horas de consultorias em tecnologia, metrologia, serviços técnicos especializados, pesquisa, desenvolvimento e inovação, para mais de mil indústrias, a fim de apoiar a produtividade, aperfeiçoar a qualidade dos produtos, promover o conhecimento e a competitividade.
Dados que fazem com que a instituição tenha um índice de 93% de satisfação junto às empresas do Estado, quando se trata de Educação Profissional, e 89% em Soluções em Tecnologia e Inovação. O Senai-MT também ampliou em 2016 a área de abrangência com a inauguração da unidade de Nova Mutum.
De acordo com a diretora regional da instituição, Lélia Brun, os índices traduzem um amplo e efetivo investimento em ‘gente’ que produz e gera riquezas para Mato Grosso. “O Senai-MT está prestes a completar 40 anos, uma história repleta de superação de metas, de obstáculos, de limitações internas. No entanto, à nossa frente sempre esteve a missão que assumimos de permitir a milhões de pessoas a conquista de um trabalho digno e uma vida honrada. É impossível mensurar hoje quantas vidas foram modificadas ou dos sonhos realizados. Esse é o reconhecimento da soma de esforços de todos os nossos trabalhadores e acreditamos que com constância de propósito iremos muito mais longe”.
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, o Senai tem sido um agente de transformação dentro das indústrias mato-grossenses. “É uma instituição que provoca mudanças, que influencia nos resultados e na produtividade, incentivando a inovação desde a sala de aula até o ambiente interno das organizações públicas e privadas. Estamos muito satisfeitos em poder contar com esses serviços e soluções que garantem a competitividade e promovem o desenvolvimento do Estado”.