Hackathon é oportunidade para conhecer novos talentos da programação
23/09/2015
Por: Sistema FIRJAN
O Hackathon do
SESI Cultura Digital, que acontece entre os dias 7 e 11 de outubro, no MAR - Museu de Arte do Rio, é um encontro “mão-na-massa” onde empresários, jornalistas, designers, programadores, e amadores se reúnem para produzirem protótipos e projetos ligados a inovação, arte, compartilhamento e transformação social. É um espaço de encontro de pessoas e troca de ideias, mas, sobretudo, um espaço de fazer.
O Hackaton é uma oportunidade para profissionais encontrarem novos talentos para o setor de TIC. No dia 2 de outubro, o Sistema FIRJAN realizará palestra com orientações para encontrar o colaborador certo para sua empresa. Com participação de Ivan Pinto, coordenador do Hackaton SESI Cultura Digital, e de Henrique Andrade, desenvolvedor da Wikimedia e vencedor de outra edição do Hackaton, a palestra acontecerá de 10h às 11h, na sede da Federação (Av. Graça Aranha, 01/ 2º andar. Centro, Rio de Janeiro).
Hackaton
Para competir no Hackaton, basta se inscrever,
clicando aqui. Podem participar grupos de no mínimo três e, no máximo, cinco integrantes. A proposta é que, ao final do evento, cada grupo apresente um produto, ainda que inacabado, para mostrar ao mundo. Os grupos vencedores nas três melhores colocações receberão prêmios de até R$ 10 mil.
Em sua segunda edição, o tema do Hackathon é “O museu do século XXI”, com base em dois eixos, que podem se sobrepor, para ajudar as equipes a estruturar melhor seus projetos:
DIGITALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO ACERVO
O acervo do Museu de Arte do Rio é incrível e existe uma grande quantidade de metadados já armazenados sobre esse acervo disponíveis para trabalharmos. Como criar caminhos para a visitação virtual do Museu e promover outras reflexões e visualizações sobre seu acervo?
FRUIÇÃO E INTERAÇÕES DIGITAIS
A ideia é “interfacear” fisicamente com o espaço do museu e suas obras. Para além dos metadados de acervo, o museu é um espaço de circulação e fruição. Como criar novas experiências de visitação a partir das tecnologias digitais e da lógica de realidade aumentada?