Uma missão empresarial composta por empresários filiados ao Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul de Mato Grosso (Siar Sul MT) visitaram as instalações da Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Horácio Augusto da Silveira (Senai Barra Funda), em São Paulo. A escola criada em 1943 conta com plantas de panificação, confeitaria, confeitaria fina, massas alimentícias, sorvetes, frutas, hortaliças e derivados do leite, laboratórios de informática, laboratório de bromatologia, salas de aula, auditório e biblioteca. A unidade também oferece serviços de desenvolvimento de novos produtos para o setor de alimentos, testes de aplicação de novos ingredientes em produtos, análise sensorial, rotulagem nutricional, melhorias no processo produtivo de alimentos, estudos de leiautes e fluxo de produção.
Os visitantes foram recebidos pela orientadora de praticas educacionais da unidade, Janaina Mainardi, que apresentou toda estrutura de cursos e serviços destinados para profissionais e indústrias do setor de alimentação. “É gratificante receber a missão empresarial. O importante também não apenas mostrar que é uma escola, mas também um prestador de serviços para a indústria. Nós recebemos demandas de todo pais”, explicou Mainardi. A unidade oferece Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, Curso Técnico de Alimentos, Cursos de Formação Inicial e Continuada.
Para o empresário do ramo de panificação e confeitaria de Rondonópolis e filiado ao Siar Sul MT, Edeilson Carmo de Lara, a estrutura do Senai Alimentos Barra Funda é de primeira mundo. “Seria muito importante criarmos parcerias com o Senai para qualificarmos profissionais da nossa região”, explicou Carmo. A visita foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Siar Sul MT e o Sebrae em Mato Grosso.