É um consenso entre as lideranças de diferentes setores da sociedade brasileira que inovar é necessário para que haja desenvolvimento econômico e social. Mas a realidade acerca da atividade inovadora ainda está muito aquém do ideal, como revelou a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ela aponta que o grau de inovação no Brasil deixa a desejar para seis em cada dez empresários que comandam negócios inovadores. Dos 100 líderes empresariais em companhias que desenvolvem projetos inovadores ouvidos no estudo, 54% consideram que o grau de inovação da indústria nacional é “baixo”, enquanto 8% apontou que é “muito baixo”.
Em Mato Grosso a prática diária da inovação ainda é tímida, mas o que não impede de encontrar ótimos exemplos de como o investimento em inovação resulta em aumento da competividade. O sócio-diretor da Lentes Gradual, Nei Dummel, investiu em tecnologia de ponta e formação técnica para confeccionar lentes Hight Definition (HD) personalizadas a cada usuário. Para isso, ele pleiteou recursos em editais de fomento com o auxílio do Núcleo Estadual de Inovação e do Senai-MT. A expectativa é que se consolide um aumento de mercado de 50% após iniciar a produção das lentes.
“Quando temos a pré-disposição de fazer um projeto para pleitear recursos junto às entidades de fomento de pesquisa e inovação, somos impactados imediatamente na análise e organização da empresa. Assim, você já começa a melhorar a conduta, rever processos e ações. Participar do edital Tecnova nos ajudou, e os benefícios são muitos”, destacou Dummel. A proposta inovadora da empresa foi um dos cases de destaque neste ano durante o 6º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, realizado em São Paulo na primeira quinzena de maio – confira no vídeo.
Tríplice hélice
Para fortalecer cada vez mais a cultura de inovação em Mato Grosso, o Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) reúne representantes dos principais núcleos de inovação no Estado, envolvendo entidades do setor público, privado e academia, para alinharem e articularem ações. Com esse intuito, mensalmente eles se encontram para debater dificuldades e encontrar soluções. Para o presidente do Cointec, Sílvio Rangel, o fomento à cultura inovadora é algo que deve ser intensificado.
“A inovação é fator primordial para aumento da competitividade das indústrias e fortalecimento do setor produtivo brasileiro frente à concorrência do mercado global. Por isso, os esforços realizados para desmitificar e facilitar o desenvolvimento da inovação pelos núcleos de inovação existentes em Mato Grosso são de extrema valia para a sociedade. Pelo Cointec temos todos os atores de inovação envolvidos e promovemos a integração e relação universidade-empresa, por meio de ações frequentes”, explica Rangel.
Ele ressalta que a realização em Cuiabá da 25ª Conferência Anprotec – maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina – é um resultado do trabalho conjunto para fomentar a inovação do Estado. “A articulação entre os setores privado e público com a academia resulta em benefícios diretos, e a realização da Conferência Anprotec em Cuiabá é prova disso, porque lutamos juntos na defesa para Cuiabá sediar o evento. Rangel destaca ainda que o evento consolida o direcionamento do Estado sobre a importância da implantação do Parque Tecnológico. “Esse é um trabalho que vem desde 2004 e, ao que tudo indica, na Conferência teremos a oportunidade para alavancarmos a instalação do Parque. Será um ganho sem precedentes para os agentes de inovação no Estado, e a sociedade será a principal beneficiada”, finaliza.
A Conferência
A 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Inovação será realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Sebrae, com organização local da Arca Multincubadora, da Universidade Federal do Mato Grosso e do Governo do Estado do Mato Grosso, entre os dias 19 e 23 de outubro, em Cuiabá (MT), no Centro de Eventos do Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/nº, bairro Jardim Santa Marta).
A partir do tema “Ambientes de inovação mais sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia”, a Conferência deste ano propõe discutir inovações que ofereçam à sociedade não apenas benefícios econômicos e produtivos, mas também ambientais e sociais.