Como a indústria que já está em funcionamento pode obter a licença ambiental? A regularização ambiental traz vantagens para a empresa? Para responder essas e outras questões importantes para competitividade industrial, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e os Sindicatos Patronais Industriais, promovem o curso ‘Como prevenir problemas ambientais?’ em Rondonópolis (13/05) e Primavera do Leste (14/05). A capacitação é gratuita, direcionada para empresários industriais, e será das 8h às 18h.
De acordo com o consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gustavo Resende, a falta de informação relacionada às normas e procedimentos ambientais é um dos principais problemas das indústrias. Ele ressalta que a legislação ambiental é complexa e detalhista, o que exige conhecimento prévio antes de executar qualquer projeto. Resende explica que os empresários que não cumprem as regras ambientais ou as desconhecem elevam o risco da indústria ser punida.
“As consequências são diversas, como a paralisação da atividade, multa, prestação de serviços à sociedade, impossibilidade de retirar empréstimos e a participação de licitações do governo. O empresário prevenido não vale só por dois, mas por muitos. É corriqueiro observar uma obra ou atividade que ficou paralisada aguardando uma licença ambiental. O tempo para emissão da licença deve ser considerado no projeto executivo, evitando assim atrasos e decepções”, explicou.
O curso tem oito horas de duração e abordará temas como, por exemplo, a legislação básica ambiental e o licenciamento que contribuem para o empresário evitar a maior parte dos problemas atuais. “Quem participar do curso pode esperar enriquecimento dos conhecimentos, atualização e troca de experiências para tornar a sua atividade mais competitiva”, ressaltou Resende.
A capacitação é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ‘Associa Indústria’, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT). Nas duas cidades, o curso conta com a parceria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul/MT), Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul de Mato Grosso (Sinduscon-Sul/MT) e do Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul de Mato Grosso (Siar-Sul/MT).
Em Rondonópolis, o curso será dia 13/05 na rua Rio Branco n° 1702, Centro. Em Primavera do Leste o curso será dia 14/05, na avenida Oliveira Porta, nº 910, Centro (Tezla Hotel). As inscrições devem ser realizadas pelo formulário online. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (66) 3421-4947 e (65)3611-1666 ou pelo e-mail operacional.ueda@fiemt.com.br. As vagas são limitadas e gratuitas.
GUSTAVO RESENDE – Gestor Ambiental pela instituição de ensino INCISA-MG, Resende possui especialização em Estudo de Impacto e Licenciamento Ambiental pela PUC-MINAS. Ele desenvolveu trabalhos no campo de eficiência hídrica em grandes empresas, como a Vale do Rio Doce e MMX. Possui oito anos de experiência em planos de controle ambiental e estudos hidrológicos para o licenciamento de obras de médio e grande porte nos ramos da mineração e saneamento básico. Resende também atuou como tecnólogo ambiental, atualmente ele é analista de meio ambiente e consultor ambiental.