O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) terá mudanças em 2015. Os cursos, oficinas e palestras oferecidos pelo Associa Indústria e o Avança Sindicato, duas vertentes da iniciativa, ganharão novos conteúdos no ano que vem. O anúncio foi feito durante o 14º Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo, em Salinópolis, Pará, na última semana. O evento reuniu gestores e coordenadores do PDA de 26 estados.
No encontro, a gestora executiva do PDA naConfederação Nacional da Indústria (CNI), Camilla Cavalcanti, explicou as alterações no edital do próximo ano. No Associa Indústria, as atividades Dia do Empresário da Indústria, Diálogo sobre a Competividade: como construir uma Indústria forte e Planejamento Estratégico terão a oferta reduzida. Em compensação, o programa ganha dois novos cursos: Como lidar com as NRs (normas regulamentadoras) que mais impactam a indústria e Como se preparar para o mercado internacional, sendo o último resultado de uma parceria firmada com a os Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) da CNI.
O Avança Sindicato, por sua vez, somará novos conteúdos. Entram no cronograma a palestra Sistema de inteligência de negócios da indústria e as oficinas: Nova abordagem na oferta de soluções do Sistema Indústria, Praticando a negociação coletiva, Media training e Mobilização para defesa de interesses, voltadas para os presidentes sindicais.
BALANÇO - Ainda durante o encontro foi feito um balanço das ações realizadas pelo programa em 2014 e discutidas maneiras de fortalecer o PDA como uma rede sindical, ou seja, consolidá-lo como um mecanismo de aproximação e coalização entre empresários, sindicatos, federações e a CNI. Pela primeira vez, os direcionadores estratégicos da rede, que definem como será a atuação dos gestores no próximo ano, foi construída em conjunto com os representantes estaduais. “O encontro foi positivo, pois vimos o que vem funcionando e também fizemos ajustes. Além disso, os estados validaram as novas propostas e incluíram outras sugestões”, disse Camilla Cavalcanti.
Por Ariadne Sakkis, de Salinópolis (Pará)
Para o Portal da Indústria