Nem o calor de quase 40 graus desanimou os moradores de Rondonópolis a procurar os serviços oferecidos pelo Multiação, projeto social que ocorreu no bairro Cidade de Deus, e realizou 5.153 atendimentos no último sábado (30/08). “Isso aqui foi um presente de Deus”, relatou a aposentada Joana Ferreira, 64 anos, que foi até o evento para realizar exame de vista porque há três anos estava na fila de espera por uma consulta oftalmológica na rede pública.
“Esperei só até hoje, porque aqui no Multiação consegui me consultar muito rápido. E para a minha alegria o doutor disse que não é nada grave, basta usar os óculos que ele receitou. Saber disso foi um alívio. Para a gente que não tem como pagar uma consulta e a vista só piorava, a cabeça só fazia pensar que era uma doença grave. Eu estou muito feliz agora”, disse enquanto esperava o atendimento na Ótica Vila Rica para garantir os óculos.
O serviço oftalmológico foi um dos mais procurado pela população. A cabeleireira Fabiana Alves, também foi em busca de atendimento: “Quando fui renovar a minha habilitação o médico diagnosticou que tenho miopia, isso faz cinco meses e até hoje não consegui pagar uma consulta para pegar a receita. Quando vi na televisão que teria o serviço aqui, perto de casa e de graça, eu não perdi tempo. E para a minha surpresa, o médico que me atendeu aqui foi o mesmo que me diagnosticou no Detran, foi uma feliz coincidência”, afirmou.
O Multiação é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt/Sesi/Senai/IEL), Rede Mato-Grossense de Televisão Centro América (TVCA), Sindicatos Patronais e diversos parceiros. “Nos preocupamos com o bem-estar social, e essa ação é para presentear a população. São empresas que se uniram para promover o bem e trazer para a população serviços essenciais que contribuem para amenizar problemas e abrir oportunidades”, disse o vice-presidente do Sistema Fiemt, Mauro Cabral.
Ao longo de todo o sábado, a população cortou cabelo e realizou consultas médica e odontológica. Para muitos foi um ótimo programa familiar, enquanto os pais esclareciam dúvidas sobre serviços bancários, empreendedorismo e recebiam assessoria jurídica e financeira, os jovens se matricularam em cursos de capacitação e em vagas de estágio e emprego. Já as crianças brincaram na área de lazer com piscinas de bolas, cama elástica e se deliciaram com pipoca e algodão doce.
Os animais domésticos, que para muitos também é um membro familiar, tiveram atendimento garantido. O Xaolin Hospital Veterinário realizou diversas consultas, exames e distribuiu kits com produto para prevenir a leishmaniose. “A nossa intenção foi mostrar que atitudes simples podem ter relevância para a saúde pública. Essa é uma doença muito disseminada que ataca cães e humanos. O que propomos são ferramentas práticas e que, de fato, vão controlar o aumento da doença”, disse o veterinário, Érico Gundin de Morais.
Para evitar a doença, transmitida pela picada do ‘mosquito palha’ (flebotomíneo), o veterinário aconselha a vacinação de animais, a pulverização de animais e ambientes com produtos específicos e a educação ambiental para manter o quintal limpo, sem acúmulo de folhas secas, fezes de animais e material orgânico em decomposição. “Receber essa informação e o kit de prevenção foi muito importante, eu não sabia nem que era um mosquito que transmitia a doença. Como eu já perdi um cachorro com leishmaniose, é maravilhoso saber o que fazer para evitar”, destacou a doméstica Rosalinda Fagundes do Nascimento.
São parceiros do projeto o Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul (Siar-Sul/MT), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul/MT), Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul de Mato Grosso (Sinduscon-Sul/MT), MT Connect, Puríssima, Claro, Unimed, Banco do Brasil, Sicredi, Caixa Econômica Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Primeira Subseção de Rondonópolis), Universidade de Cuiabá, Sebrae em Mato Grosso, Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR), Laboratório São João, Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais, Centroeste Ambiental, Tony Escola de Cabeleireiros, Auxiliar Escritório de Contabilidade, Auto Escola Strada, Rotary, Drogaria Central Mais e Atitude Odonto.