O destaque da noite foi para a estreia na categoria diamante e a consagração das primeiras organizações públicas a participarem do prêmio
Muita comemoração e entusiasmo marcaram a 7º Edição do Prêmio de Gestão para a Excelência do Programa Mato-Grossense da Qualidade (Quali-MT). Ao todo, 31 organizações públicas e privadas subiram ao palco para receber o troféu que representa o nível de maturidade das instituições mato-grossenses dentro do Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Entre as novidades deste ano esteve a conquista da empresa Rexam, que alcançou 850 pontos em critérios de excelência e foi premiada na categoria Diamante. Além disso, o evento marcou a estreia de diversas organizações públicas na categoria Cristal. O prêmio é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso.
Mais do que um reconhecimento público do avanço na gestão das organizações, o prêmio consagra a melhoria contínua em competitividade e sustentabilidade. Fizeram parte da mesa de honra a gerente de relacionamento da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Juliana Martino, e do presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), do Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC), Jandir Milan, a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, a diretora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), o Leide Katayama, o diretor-presidente do MMTC, Luis Nespolo, além do secretário adjunto da Sicme, Márcio Luiz De Mesquita, que representou o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.
A cerimônia contemplou os melhores nas categorias Diamante, Ouro, Bronze e Cristal. Foram premiadas na categoria Cristal, as empresas Bioencon Desenvolvimento de Softwares Ciência Tecnologia e Inovação Ltda, CDN Comércio e Serviços Veiculares Ltda, Cáceres e Sousa Ltda ME, Euda T. Pinheiro ME, Goncalves & Rosenelli Ltda – ME, Recapadora de Pneus Flex Ltda, Laboratório de Análises Clínicas Freitas Ltda – EPP, José L Sergi Junior – ME, Obradelle Indústria de Móveis Ltda, José Margreiter ME, Projetta Incorporação e Vendas de Imóveis Ltda, Recapadora e Vulcanizadora Trevão Ltda ME, Rockenbach & Rockenbach Ltda, Soteco Borracha Indústria e Comércio Ltda, Ortoservice Indústria, Comércio e Serviços Ltda ME, Yasaí Alimentos Ltda. Na categoria Cristal, Gestão Pública, receberam o troféu as prefeituras de Alto Taquari, Aripuanã, Dom Aquino, Lucas do Rio Verde e Tapurah.
As empresas premiadas na categoria Bronze são: Bruschi e Chaves Ltda ME, Equipamentos Rodoviários Rodrigues Ltda, Mauro Ivoglo e Cia Ltda, Produtividade Irrigação Comércio e Serviços Ltda, Propedia Indústria e Comércio Importação e Exportação Ltda, RM Indústria e Comércio de Rações e Sal Mineral Ltda EPP, Tio Lino Indústria de Alimentos Importação e Exportação Ltda. O reconhecimento na categoria Ouro foi concedido às empresas Bimetal Indústria Metalúrgica Ltda e Vitória Régia Agua Mineral Ltda. E a estreia da noite, na categoria Diamante, foi com a Rexam Amazônia Ltda.
Para presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, o Quali-MT é o melhor caminho que as organizações possuem para alcançar a gestão de qualidade. “É um passo importante que precisa ser dado por aqueles que querem conquistar as certificações e selos nacionais e internacionais. Considero este prêmio o Oscar da qualidade”. Ele falou ainda sobre a importância da criação do MMTC e como esse Movimento poderá ajudar as instituições que ainda não estabeleceram a melhoria contínua. O discurso foi endossado pelo diretor-presidente do MMTC, Luis Nespolo, que falou sobre a união de esforços para o avanço da competitividade no Estado. “O MMTC vem para congregar todas as organizações em um só objetivo e aliarmos forças para que alcancemos a excelência como um todo”.
A diretora da empresa Contábile, Euda Pinheiro, contou que o Quali-MT foi uma estratégia corporativa fundamental e que permitiu a empresa vivenciar novas experiências e melhorias. “A modificação foi visível em toda a organização, refletindo no dinamismo dos processos e da produção”. O mesmo pode ser visto na empresa Rexam, é o que revela a analista de Lean Mannufacturing, Líliam Patrícia de Albuquerque. Ela conta que a empresa foi premiada por três vezes na categoria ouro até se sentir madura para alçar novos desafios para a conquista do prêmio Diamante. “Precisávamos ser desafiados e acreditamos que esse é o trampolim que nos levará ao Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Nossa empresa está aberta para que outras instituições possam conhecer os projetos e ver que a excelência é uma meta possível de alcançar”.
O ciclo Quali-MT 2014 está aberto. Até agora, cerca de 75 organizações já realizaram a inscrição. Mais informações pelos telefones: (65) 3611-1657/ (65) 9922-2435 ou no e-mail: qualimt.uetec@senaimt.com.br.