O índice de evolução da produção industrial registrou 52 pontos em maio, sugerindo recuperação da atividade do setor em relação à queda observada em abril, aponta a Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (24). O indicador também melhorou na comparação com maio de 2024, quando marcou 47,4 pontos.
“É um quadro positivo para o mês de maio, mas que vem após uma sequência de resultados não tão positiva. Não mostra, portanto, que a atividade vai melhorar significativamente”, avalia Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
Por outro lado, o índice que mede a evolução do número de empregados registrou 49,6 pontos. Foi o terceiro mês consecutivo em que o indicador ficou abaixo da linha de 50 pontos, demonstrando que os empresários percebem queda na quantidade de trabalhadores frente ao mês anterior. Ainda assim, o recuo foi menor que o observado nos meses de maio de 2024 e de 2023.
Em maio, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) cresceu um ponto percentual, passando de 69% para 70%. Esse patamar supera a UCI registrada no mesmo período de 2024 e de 2023, aponta o levantamento.
Já os estoques de produtos acabados avançaram em maio em relação a abril. Pela primeira vez desde novembro de 2023, voltaram a superar o patamar planejado pelos empresários industriais.
Expectativas de demanda, exportação e compra de insumos melhoram
A pesquisa avalia ainda expectativas e intenção de investimento referentes a junho. De acordo com a CNI, os índices que medem as expectativas da indústria em relação à demanda, quantidade exportada e compra de matérias-primas subiram, revertendo a queda registrada em maio.
O indicador de expectativa de demanda subiu 1,2 ponto, para 55,6 pontos; o de compras de insumos e matérias-primas avançou 0,7 ponto, para 53,9 pontos; enquanto o de exportação cresceu 0,6 ponto, para 52,5 pontos.
Por outro lado, o índice de expectativa do número de empregados ficou praticamente estável, após ligeira queda de 0,1 ponto, para 51,4 pontos.
Intenção de investimento continua abaixo de 2024
A Sondagem Industrial revela que a intenção de investimento dos empresários do setor não mudou na passagem de maio para junho. O indicador continua em 56,1 pontos. Após atingir um pico em dezembro do ano passado, o índice acumula queda de 2,7 pontos nos seis primeiros meses de 2025, o que sugere industriais mais cautelosos.
Amostra
Para esta edição da Sondagem Industrial, a CNI consultou 1.482 empresas: 591 de pequeno porte; 522 de médio porte; e 369 de grande porte, entre 2 e 11 de junho de 2025.
Indústria do Plástico avança na transição para economia circular e reforça contribuição para a agenda climática, destaca Abiplast
Abiplast celebra 58 anos como protagonista da indústria do plástico no Brasil
Dia da Indústria: Setor plástico alcançará 400 mil empregos em 2025 e prevê investimentos de R$31,7bi até 2027