FIEA orienta a como fazer gestão de Saúde e Segurança no Trabalho na era do eSocial
18/09/2017
Por: ASCOM : : Unidade Sindical
Em mais uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), por meio da Unidade Sindical, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoveu um curso sobre o tema “Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho na era do eSocial”.
A capacitação, que envolveu cerca de 33 participantes, entre empresários industriais e profissionais da área, foi realizada em Maceió no último dia 14.
O projeto eSocial é uma ação conjunta de órgãos e entidades do governo federal – Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) –, que visa a unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
A ideia é viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.
O curso destacou os pontos de atenção relacionados à gestão de SST para o cumprimento das obrigações previstas, a fim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários. Além disso, alerta as indústrias quanto à necessidade de que as empresas prestadoras de serviços também cumpram os requisitos do eSocial em relação a seus funcionários.
O curso reforçou, ainda, a importância das empresas poderem contar com o apoio de seus sindicatos para que estejam mais bem preparadas para a implantação do eSocial.
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