Oficina capacitou executivos sindicais para alcançar bom relacionamento entre instituição sindical e imprensa
Com a finalidade de sensibilizar a equipe dos sindicatos da indústria sobre a importância do líder sindical como porta-voz do setor, foi realizada na última terça-feira, dia 12, a oficina Media Training: relacionamento com a imprensa. A oficina é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).
A oficina apresentou conteúdos como a importância da comunicação social para o fortalecimento da imagem institucional do sindicato; formas de desenvolver habilidades voltadas ao desempenho em entrevistas, contato com jornalistas e veículos de comunicação, com foco em TV e mídia impressa; além de contribuir para que as lideranças sindicais aperfeiçoem a comunicação interpessoal em diversas situações da vida sindical e pessoal.
De acordo com a palestrante Débora Da Col, a oficina trabalhou em duas vertentes principais, uma tratando das formas de comportamento ao conceder uma entrevista e a outra com relação ao conteúdo, algo que é fundamental no Sistema Indústria. “Esse curso foi especialmente preparado para os presidentes sindicais que têm uma necessidade diferenciada das demais autoridades de outros setores. O que queremos é que, cada vez mais, a voz da indústria se faça ouvir diante e por meio da imprensa para a sociedade”, disse.
A palestrante ainda discorreu sobre as perspectivas do relacionamento com a imprensa do Sistema Indústria apresentados na oficina. “Fiquei muito contente com o resultado dessa turma porque os presidentes realmente participaram, trouxeram situações que eles vivenciaram, apresentaram suas dúvidas e saíram daqui com outra visão a respeito do relacionamento com a imprensa. Eles entenderam a importância do papel deles no relacionamento com a mídia”, finalizou.
O presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Acre (Sindgraf), José Afonso Boaventura, considerou a oficina de utilidade no preparatório para alcançar um bom relacionamento com a imprensa. “A oficina foi proveitosa porque nos orientou a ficar mais calmos e nos deu dicas para não prolongar bastante a conversa ao mudar de assunto. Eu, particularmente, gostei muito”, comentou.
Palestrante - Débora Da Col é pós-graduada em educação e desenvolvimento pela Universidade de Brasília (UnB), em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em marketing social pela John Snow Brasil/Comunicarte, em parceria com Harvard University. É jornalista e empreendedora individual, com larga experiência em assessorias de comunicação, além de atuar como consultora, professora e palestrante. Como consultora, atua na elaboração e coordenação de planos de comunicação integrada, no gerenciamento de crises, na condução de cursos de media training e de oratória, no planejamento de eventos e na redação e análise de discursos. Dentre seus clientes estão: Confederação Nacional da Indústria (CNI), Nações Unidas, Telebras, Comunicação Mais, Santafé Ideias e Comunicação, e Instituto de Ensino Direto