Oficina capacitou executivos no processo de construção de um bom relacionamento entre instituição e clientes
Com o objetivo de capacitar executivos sindicais para firmar parcerias com empresários da indústria no desenvolvimento de competências e tecnologias nos negócios, foi realizada, no último dia 24, na Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), a oficina “Atendimento Consultivo: uma nova abordagem na oferta de soluções para a indústria”. A oficina é uma realização da FIEAC em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), através do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).
O palestrante André Machado discorreu sobre as perspectivas do atendimento consultivo no sistema indústria. “A importância desse tipo de iniciativa é integrar os membros do Sistema Indústria – tanto SESI, SENAI e IEL – também com a participação do sindicato, porque, já se percebeu que uma ação conjugada desses quatro elementos dá um resultado no processo de oferecer soluções de valor tanto para empresa quanto para trazer oportunidades comerciais para o sistema Indústria”, disse.
O representante do Sindicato da Indústria de Construção Civil do Acre (Sinduscon), Fritz Mendonça, ressaltou a eficiência da capacitação em atendimento consultivo para os sindicatos. “A oficina foi ótima. O conteúdo aqui apresentado vai ser de muita utilidade porque uma das nossas principais necessidades é conhecer os outros ambientes do Sistema Indústria e a oficina está nos oferecendo esse tipo de conhecimento”, garantiu.
Na ocasião, também foi apresentada a ferramenta de Mapeamento de Oportunidades na Indústria (Mopi), que auxilia na relação que o sindicato deve obter na apresentação de soluções para as empresas filiadas ou não. “O Mopi facilita a captura da informação. É uma maneira organizada de trazer a informação para dar início ao processo de inteligência de negócios. Então, o Mopi traz um balizador comum mínimo que ajuda as empresas entender melhor as necessidades dos clientes”, afirmou o palestrante.
Atendimento Consultivo
O Atendimento Consultivo trata da construção de um bom relacionamento entre instituição e clientes. Para isso, é necessário identificar as necessidades dos clientes e buscar soluções para os problemas deles.
No Sistema Indústria, o atendimento consultivo visa investigar as necessidades dos clientes para apresentar soluções nas quatro áreas do sistema indústria: educação; gestão; segurança, saúde e qualidade de vida; e tecnologia, inovação e meio ambiente.