O 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) ocorreu no Minascentro, em Belo Horizonte/MG, contando com a presença de Francisco Acioli como representante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e Dielze Mello representando o CIN Alagoas. O evento teve como objetivo estreitar as relações entre os dois países, debatendo temas como sustentabilidade, descarbonização e Hidrogênio Verde.
A abertura do evento contou com discursos do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, do presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Prof. Dr.-Ing. Siegfried Russwurm, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, da Secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, do vice-premiê da Alemanha e Ministro da Economia e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck e do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Em suas falas, abordaram sobre os resultados entre a parceria Brasil-Alemanha, a importância da sustentabilidade nas empresas, além de tratados e um acordo entre Mercosul e União Europeia, beneficiando os mais diversos setores da indústria. Foi citado sobre a importância do encontro no atual momento, essencial para a estruturação de novas fronteiras e relações econômicas entre os países, podendo beneficiar a ambos.
O Brasil é um forte exemplo de produção de energia, com grande potencial para melhorias de energia verde, sustentável. O compartilhamento das opções de energias renováveis mudaria a realidade dos países, beneficiando em especial a Alemanha, que necessita de novas formas de adquirir energia.
O presidente da FIEB ressaltou sobre o papel significativo da Alemanha na cultura e desenvolvimento brasileiro, assim como as necessidades ambientais para trabalharem juntos atrás de melhorias, buscando um desenvolvimento social e sustentável da economia. O presidente da BDI falou sobre como a guerra entre Rússia e Ucrânia afetou a economia e a distribuição de energia no território alemão, bem como a importância da economia circular, a sustentabilidade e a ida atrás de parceiros para desenvolvimento de energias renováveis. Falou também sobre a digitalização do mundo atual e em como o Brasil é pioneiro nisso.
Os painéis da foram mediados pela jornalista Renata Agostinho e foram debatidos a relação entre os dois países e Economia circular, sustentabilidade e outros temas com representantes de empresas alemãs e brasileiras. A descarbonização do aço foi um tópico extremamente abordado durante o EEBA 2023, assim como o Hidrogênio Verde e a transformação digital. As novas formas de desenvolvimento sustentável são, para os participantes dos painéis, uma solução para os problemas atuais. A Digitalização e a Inteligência Artificial fazem toda a diferença nas indústrias, facilitando os processos e alcançando melhores resultados. Atualmente, a Alemanha é referência em descarbonização no mundo.
O encerramento contou com as falas dos presidentes da BDI e da FIEMG. Siegfried agradeceu a oportunidade e a participação dos presentes no evento, que trouxe grandes oportunidades de maior aproximação entre os países e maior divulgação do Hidrogênio verde. Parabenizou a todos pela organização do evento que ocorreu em Belo Horizonte, aproveitando para convidar a todos os presentes para a 40ª edição do EEBA. Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, agradeceu a participação de todos e relembrou de diversos momentos durante os painéis. Tratou a edição do evento como uma pedra fundamental para a relação Brasil-Alemanha, principalmente por se tratar do 39º EEBA.
A 39ª edição do EEBA foi organizada pela CNI, BDI e FIEMG, tendo apoio do Sebrae, e Invest Minas, parceria com a Vale e patrocínio da CODEMGE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. O 40º Encontro irá ocorrer na Alemanha, ainda sem local ou data definidos.
Panorama do mercado e novidades na área da construção são apresentados durante Seminário Inteligência & Inovação
Presidente da CBIC participa de encontro em Maceió promovido pela FIEA e Sinduscon
Vice-presidente da COMAT do Sinduscon-AL participa de evento em Salvador promovido pela CBIC e Senai Nacional