Foi um dia de desafios e atividades lúdicas. O cenário, a Associação dos Empregados Sesi, Senai, Fiea e IEL (Assefi), em Ipioca, Maceió. O objetivo: a preparação dos 14 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que vão competir na Olimpíada do Conhecimento 2020.
Promovida pelo Departamento Nacional do Senai, a Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional do Brasil. Dela, saem os brasileiros que representarão o País no torneio mundial – Worldskills 2021 –, que acontecerá em Shanghai, na China. As seletivas nacionais vão ser realizadas em diferentes estados e datas, conforme a ocupação.
Com provas realizadas no último dia 11, o Treinamento Vivencial é parte do calendário das atividades psicopedagógicas destinadas aos competidores. A ideia é trabalhar as emoções dos alunos do Senai, como ansiedade, medo, frustração, estresse, tomada de decisão, liderança, comunicação, confiança, entre outras.
“Treinamento Vivencial é a metodologia de aprendizagem que recorre à prática de técnicas experienciais e dinâmicas de grupo, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências úteis à vida profissional, por meio do ‘aprender fazendo’”, destacou a chefe da equipe que conduziu o encontro, Marília Costa.
Participaram do encontro os competidores Alex Rosendo dos Santos (Gestão de Sistemas de Redes – TI); Arthur Victor Nascimento dos Santos e Débora Nayara Reis da Silva (Segurança Cibernética); Egberto Elson da Silva Oliveira (Design Gráfico); Elayne Nascimento Lima (Confeitaria); Gabriel Lima da Silva (Refrigeração e Ar Condicionado).
Também integram a equipe de competidores os alunos Gilvan Porfírio da Silva Neto (Panificação); Jandson Gabriel da Silva Costa (Construção em Alvenaria); Matheus Wallace Meireles Toledo Santos (Soluções de Software para Negócios); Nayza Gomes Fontes Batinga (Tecnologias Web); Rodrigo de Araujo Silva (Aplicação de Revestimento Cerâmico); Thiago Rodrigo Bomfim dos Santos (Instalações Elétricas), Eugênio de Souza Farias (Instalações Hidráulicas e de Aquecimento) e Ygor Felipe Alves Lino (Tecnologia de Mídia Impressa).
Equipe
Para desenvolver as atividades, a equipe contou com o psicólogo Leonardo Tenório, a educadora do Sesi Patrícia Vieira Silva, o delegado técnico Marcelo Strehl, o apoio técnico Jannatha Nascimento, o estagiário de Educação Física do Sesi Witalo Silva dos Santos e o professor Alexsandro Martins, da unidade Arapiraca.
Conheça as atividades realizadas:
Campo minado: um competidor tinha que passar sua equipe pelo campo cheio de obstáculos, sem deixar que os mesmos pisassem nestes. O detalhe é que toda equipe estava de olhos vendados. Precisavam confiar no líder e o líder precisava se comunicar bem com sua equipe.
Teia com o garrafão de água: Um líder precisava guiar toda a equipe, que estava vendada, a encher o garrafão de água e distribuir a água em quatro bacias (com a mesma medida de água em cada uma).
João-Bobo: Uma pessoa ao centro, os demais em círculos, a pessoa fica pendendo de um lado para o outro e os colegas não a deixam cair. O objetivo dessa dinâmica é alcançado quando há empenho de toda a roda para que o amigo que está no centro não caia.
Pista de fio: Uma pista com corda é montada em meio a vários obstáculos, e o competidor sozinho, sem ajuda de ninguém, precisa chegar ao fim da pista. É uma atividade de autoconfiança, onde ele precisa acreditar na sua capacidade de resolução de problemas, controlando seu medo e ansiedade.