O primeiro encontro do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias - Procompi para o Setor de Vestuário e Acessórios foi um verdadeiro sucesso! Realizado no Senai Taguatinga, nesta quinta-feira (10), a capacitação foi conduzida pela fashionista Duda Maia, que apresentou um painel geral sobre moda no universo digital e abordou os novos formatos de divulgação e venda de produtos, como os e-commerces, que nada mais são do que lojas virtuais.
Segundo Duda, nas últimas décadas o segmento do vestuário vem sofrendo grandes alterações causadas, principalmente, pelo mundo digital. Com a informação cada vez mais fácil, rápida e acessível, as marcas se viram obrigadas a desenvolver não apenas produtos, mas conceitos bem elaborados que transmitam ao cliente todo o contexto pensado pelo estilista. Além disso, o consumidor passou a buscar alternativas de compras mais práticas e cômodas, que permitam pesquisar preços entre diversas lojas sem ter que se dirigir aos espaços físicos.
Este cenário gerado pela era virtual trouxe à tona grandes desafios para o mundo empresarial, ao mesmo tempo em que criou uma gama de oportunidades até então desconhecidas. Os e-commerces entram neste segundo item. Criadas na década de 70, as plataformas de vendas só se popularizaram nos anos 2000. Desde então, se tornaram grande aliadas do mercado empresarial por suas diversas vantagens: baixo custo operacional; agilidade e facilidade de acesso; variedades de produtos; grande potencial de alcance; disponibilidade para o consumidor, entre outros.
Mas, segundo Duda, a implementação de uma plataforma de e-commerce deve ser uma escolha bem planejada, já que envolve alguns cuidados, como adequação da apresentação dos produtos, manutenção dos estoques e logística de entregas e devoluções. “Atualmente, as marcas não são mais intermediadoras de vendas, mas consultoras de moda. O cliente quer ter a experiência de comprar não apenas o produto no conforto de casa, mas de adquirir conteúdo, e ter a certeza de que, se existir qualquer problema posterior, a loja irá assisti-lo. Parece simples, mas é um processo complexo e sem volta”, explicou durante o encontro.
Com foco em estruturação e apoio à implantação de e-commerce, o Procompi-DF para o Setor de Vestuário e Acessórios tem duração de 12 meses e atende 25 micro e pequenas empresas industriais locais. O tema da capacitação foi proposto pelo próprio segmento, que há tempos sente dificuldade na criação e manutenção de lojas virtuais que atendam às necessidades dos consumidores e acompanhem as constantes inovações do mercado tecnológico, como explica o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF), Cláudio Tavares: “Nós percebemos que as empresas queriam ampliar seus negócios para novos mercados e o comércio eletrônico é uma boa oportunidade para alavancar as vendas e aumentar a competitividade”.
Tópicos como precificação, logística, design, comércio eletrônico e abertura de novos mercados eram, até então, as grandes preocupações dos industriais interessados em investir na modalidade. É o que diz a estilista Sandra Lima, que já comercializa produtos em lojas físicas, mas ainda não desenvolveu seu próprio e-commerce: “a loja virtual deve ser feita com muita responsabilidade e qualidade. As pessoas pedem por e-commerce e sabemos que isso é o que há de mais novo no mercado. Este projeto é uma ótima oportunidade para atualizar nossos processos e conhecer, de forma detalhada, tudo que envolve esta implementação”, afirmou.
Para a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF), Walquiria Aires, o projeto pode colocar a moda de Brasília em um novo patamar perante o mercado nacional. “Nossas empresas apostam em produtos de valor agregado e queremos que este diferencial traga ainda mais vantagem competitiva e ajude a aquecer a economia local”, afirmou.
Com as capacitações propostas, a expectativa é de que todas as dúvidas sejam sanadas e as empresas possam escolher com mais embasamento a melhor forma de comercialização de seus produtos.
Procompi no DF
A ação faz parte do escopo de atividades do Programa de apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias (Procompi), que é de iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), e tem como objetivo aumentar e promover a competitividade das micro e pequenas empresas industriais, atuando, por meio de ações coletivas, nas demandas apresentadas pelos empresários locais e respeitando as especificações do território e do setor produtivo.
O Procompi-DF para o Setor de Vestuário e Acessórios é executado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e operacionalizado pelo IEL-DF, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) e com Sebrae-DF. Ao todo, contempla 64 horas de capacitações e consultorias coletivas em diversos temas de interesse dos segmentos, como: Gestão de Indicadores, Marketing Digital, Atendimento ao Cliente OnLine, Marketplace, Planejamento, e Design e Usabilidade.
Ao fim das atividades, espera-se que os empresários registrem aumento de produtividade de 15%, redução de 20% dos custos de produção, diminuição de 10% no prazo de entrega dos produtos/ serviços e implementação das ações de inovação em, pelo menos, 30% das empresas atendidas.
Para mais informações sobre o Procompi-DF para o Setor de Vestuário e Acessórios, entre em contato com a equipe do IEL-DF pelo telefone: (61) 3403-0870.
Imagens: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
O primeiro encontro do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias - Procompi para o Setor de Vestuário e Acessórios foi um verdadeiro sucesso! Realizado no Senai Taguatinga, nesta quinta-feira (10), a capacitação foi conduzida pela fashionista Duda Maia, que apresentou um painel geral sobre moda no universo digital e abordou os novos formatos de divulgação e venda de produtos, como os e-commerces, que nada mais são do que lojas virtuais.
Segundo Duda, nas últimas décadas o segmento do vestuário vem sofrendo grandes alterações causadas, principalmente, pelo mundo digital. Com a informação cada vez mais fácil, rápida e acessível, as marcas se viram obrigadas a desenvolver não apenas produtos, mas conceitos bem elaborados que transmitam ao cliente todo o contexto pensado pelo estilista. Além disso, o consumidor passou a buscar alternativas de compras mais práticas e cômodas, que permitam pesquisar preços entre diversas lojas sem ter que se dirigir aos espaços físicos.
Este cenário gerado pela era virtual trouxe à tona grandes desafios para o mundo empresarial, ao mesmo tempo em que criou uma gama de oportunidades até então desconhecidas. Os e-commerces entram neste segundo item. Criadas na década de 70, as plataformas de vendas só se popularizaram nos anos 2000. Desde então, se tornaram grande aliadas do mercado empresarial por suas diversas vantagens: baixo custo operacional; agilidade e facilidade de acesso; variedades de produtos; grande potencial de alcance; disponibilidade para o consumidor, entre outros.
Mas, segundo Duda, a implementação de uma plataforma de e-commerce deve ser uma escolha bem planejada, já que envolve alguns cuidados, como adequação da apresentação dos produtos, manutenção dos estoques e logística de entregas e devoluções. “Atualmente, as marcas não são mais intermediadoras de vendas, mas consultoras de moda. O cliente quer ter a experiência de comprar não apenas o produto no conforto de casa, mas de adquirir conteúdo, e ter a certeza de que, se existir qualquer problema posterior, a loja irá assisti-lo. Parece simples, mas é um processo complexo e sem volta”, explicou durante o encontro.
Com foco em estruturação e apoio à implantação de e-commerce, o Procompi-DF para o Setor de Vestuário e Acessórios tem duração de 12 meses e atende 25 micro e pequenas empresas industriais locais. O tema da capacitação foi proposto pelo próprio segmento, que há tempos sente dificuldade na criação e manutenção de lojas virtuais que atendam às necessidades dos consumidores e acompanhem as constantes inovações do mercado tecnológico, como explica o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF), Cláudio Tavares: “Nós percebemos que as empresas queriam ampliar seus negócios para novos mercados e o comércio eletrônico é uma boa oportunidade para alavancar as vendas e aumentar a competitividade”.
Tópicos como precificação, logística, design, comércio eletrônico e abertura de novos mercados eram, até então, as grandes preocupações dos industriais interessados em investir na modalidade. É o que diz a estilista Sandra Lima, que já comercializa produtos em lojas físicas, mas ainda não desenvolveu seu próprio e-commerce: “a loja virtual deve ser feita com muita responsabilidade e qualidade. As pessoas pedem por e-commerce e sabemos que isso é o que há de mais novo no mercado. Este projeto é uma ótima oportunidade para atualizar nossos processos e conhecer, de forma detalhada, tudo que envolve esta implementação”, afirmou.
Para a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF), Walquiria Aires, o projeto pode colocar a moda de Brasília em um novo patamar perante o mercado nacional. “Nossas empresas apostam em produtos de valor agregado e queremos que este diferencial traga ainda mais vantagem competitiva e ajude a aquecer a economia local”, afirmou.
Com as capacitações propostas, a expectativa é de que todas as dúvidas sejam sanadas e as empresas possam escolher com mais embasamento a melhor forma de comercialização de seus produtos.
Procompi no DF
A ação faz parte do escopo de atividades do Programa de apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias (Procompi), que é de iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), e tem como objetivo aumentar e promover a competitividade das micro e pequenas empresas industriais, atuando, por meio de ações coletivas, nas demandas apresentadas pelos empresários locais e respeitando as especificações do território e do setor produtivo.
O Procompi-DF para o Setor de Vestuário e Acessórios é executado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e operacionalizado pelo IEL-DF, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) e com Sebrae-DF. Ao todo, contempla 64 horas de capacitações e consultorias coletivas em diversos temas de interesse dos segmentos, como: Gestão de Indicadores, Marketing Digital, Atendimento ao Cliente OnLine, Marketplace, Planejamento, e Design e Usabilidade.
Ao fim das atividades, espera-se que os empresários registrem aumento de produtividade de 15%, redução de 20% dos custos de produção, diminuição de 10% no prazo de entrega dos produtos/ serviços e implementação das ações de inovação em, pelo menos, 30% das empresas atendidas.
Para mais informações sobre o Procompi-DF para o Setor de Vestuário e Acessórios, entre em contato com a equipe do IEL-DF pelo telefone: (61) 3403-0870.
Texto: Aline Porcina
Imagens: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra