O ano de 2016 consolidou o bom trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF), desde a sua criação. Focado em otimizar oportunidades de negócios junto a mercados internacionais, o Centro está alocado na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e atende empresários brasilienses interessados no processo de internacionalização, racionalizando as etapas, orientando, assessorando e acompanhando o desenvolvimento das competências exportadoras das empresas e definindo as reais possibilidade de negócio junto aos mercados globais.
Entre janeiro e dezembro deste ano, o CIN-DF contabilizou 283 atendimentos a empresas e pessoas físicas, 16% a mais em comparação ao mesmo período de 2015. Com um vasto portfólio de atividades, o Centro desenvolve projetos em diversas áreas, como: promoção de negócios; inteligência comercial; certificação de origem; receptivo de delegações estrangeiras; e capacitações, com atividades que incluem cursos, palestras e workshops.
Somente neste último segmento, o CIN-DF realizou, em 2016, seis ações ligadas às áreas de comercio exterior e exportação. Ao todo, foram qualificadas 166 pessoas, das quais 90 eram representantes de empresas. Entre as capacitações oferecidas, destacam-se temas como: “Exportação passo a passo”; “Como se preparar para o mercado Norte-americano”; “Formação de preço para exportação”, e a palestra “Seja global, internacionalize-se”.
Cooperação Técnica com a UCB
A fim de auxiliar as empresas locais que pensam em exportar seus produtos, o Sistema Fibra assinou um Convênio de Cooperação Técnica com a Universidade Católica de Brasília (UCB) para a elaboração de Planos de Marketing Internacional. Por meio do fornecimento de informações relevantes para a tomada de decisão, como a análise de mercado alvo e a formação de preço para exportação, estudantes do 7º semestre do curso de Relações Internacionais da UCB, orientados pelo CIN-DF, elaboraram planos de marketing internacional para as oito empresas participantes do projeto. Os segmentos atendidos nos dois primeiros ciclos desta parceria foram: Têxtil e Calçados; Alimentos e Bebidas; Software e Móveis e Madeira.
A empresa alimentícia Beni, especializada na produção de pães de queijo, foi uma das participantes. Segundo o diretor comercial da instituição, Uemerson Noberto, a iniciativa contribuiu para sanar dúvidas quanto aos processos da exportação, além de mostrar que é uma oportunidade viável e acessível. “Os estudantes apresentaram o plano de forma simples, objetiva e direta, entrando em detalhe, apenas, nos fatores importantes. Foi uma consultoria e, agora, sinto que tenho o que realmente preciso para começar este processo, que é a internacionalização”, afirmou Noberto.
Promoção de Negócios
Na área de promoção de negócios, o CIN-DF participou ativamente de 13 ações, incluindo: Missões Comerciais e Prospectivas; Visitas Comerciais e Prospectivas; Encontros de Negócios no Brasil e no Exterior; e Prospecções de Mercado. As iniciativas envolveram 34 empresas do Distrito Federal, principalmente dos segmentos: Têxtil e Calçados; Alimentos e Bebidas; Software e Móveis e Madeira.
Foram realizadas missões prospectivas em feiras e Congressos de países como Argentina, Chile, Alemanha, Colômbia e França. Além disso, diversas visitas comerciais foram feitas em estados brasileiros, como Porto Alegre e Belo Horizonte.
Segundo a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly, além de conhecer os métodos de trabalho e manter contato com marcas que são referência para os segmentos, a participação neste tipo de missão também contribui para a divulgação e promoção dos serviços e produtos da empresa. “É fundamental que o empresário, ao iniciar um processo de internacionalização, se programe para participar de feiras e missões internacionais (ou nacionais), pois é a partir desta iniciativa que a empresa amplia o contato com possíveis compradores, apresenta seu produto e se atualiza sobre as recentes tendências dos mercados nacional e internacional”, explicou.
Certificado de Origem e Ata Carnet
As participações em feiras e missões não foram as únicas iniciativas do CIN-DF que contribuíram para prospecção e inserção de produtos nos mercados externos. Em 2016, o Centro emitiu 33 Certificados de Origem, o que representa um aumento de quase 20%, se comparado com o ano anterior, e é resultado de todo o esforço do CIN para maior aproximação com as empresas exportadoras, despachantes aduaneiros, treinamento da equipe e melhor gestão no controle e arrecadação.
O CIN-DF também iniciou o treinamento para a implementação do sistema para a emissão do Ata Carnet, documento que funciona como um passaporte aduaneiro internacional e possibilita a exportação e importação temporária de produtos, com isenção de impostos, pelo prazo de 12 meses. Com esta implementação, a partir de 2017, a Fibra será a única entidade habilitada do Distrito Federal a emitir o Ata.
Delegações e Comitivas Internacionais
Além das missões prospectivas realizadas em outros países, o ano de 2016 também foi marcado por muitas visitas internacionais à sede da Fibra. No mês de maio, a Casa recebeu as comitivas angolana e americana. Na pauta, temas como atração de investimentos, desenvolvimento de novas tecnologias e possíveis parcerias comerciais e tecnológicas.
Quem também esteve na Federação foi a delegação sul coreana, acompanhada do embaixador no Brasil, Lee Jeong-Gwan. Na primeira visita, realizada em junho deste ano, a comitiva destacou o grande potencial industrial de Brasília e a necessidade de investidores para o desenvolvimento da capital. Em agosto, o grupo retornou à sede da Fibra, acompanhado do presidente da Federação da Câmara de Comércio e Indústria de Gyeonggi (GFCCI), Choi Shin-Won, para realizar a assinatura do Memorando de Entendimento entre as duas instituições. A aproximação das entidades visa a cooperação e o desenvolvimento de ideias, projetos e ações compartilhadas, com vistas à promoção de negócios, ao fornecimento de informações políticas, corporativas e de programas de apoio empresarial, e a qualquer atividade acordada entre as partes. Para 2017, a expectativa é de que sejam desenvolvidos projetos para atrair investimentos, especialmente para o Parque Tecnológico Digital da Capital.
Em 2017, o Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal continuará atuando no sentindo de promover e auxiliar as empresas locais no processo de internacionalização. Para obter mais informações sobre o CIN-DF, entre em contato pelo telefone (61) 3362-6122 ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.
Por Aline Porcina
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra