Reconhecido nacionalmente por seu histórico na inserção de jovens estudantes no mercado de trabalho, o Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) apresenta um extenso portfólio de serviços, que visa auxiliar o setor industrial e a sociedade civil no desenvolvimento de programas e projetos.
Um dos núcleos de atuação da entidade é o de Documentação e Informação, que se subdivide nas áreas de Gestão Documental, responsável pela guarda e manutenção de informações empresariais e governamentais, e de Estudos e Pesquisas. Esta última é voltada para o planejamento e execução de todas as etapas necessárias para a condução, de forma integral, de um projeto, como a escolha da metodologia adequada, a coleta de dados, o desenho da amostra e a análise dos resultados.
Estudos e Pesquisas
A ferramenta mais utilizada pelo IEL-DF para levantar informações é a “Pesquisa de Mercado”. Além de diagnosticar cenários, ela também subsidia a tomada de decisões estratégicas que podem promover a melhoria dos serviços oferecidos pela empresa, otimizando sua participação no mercado por meio da excelência nos serviços prestados.
Para se ter ideia da importância deste trabalho, em 2016, o IEL-DF realizou mais de 19 mil entrevistas e questionários. Somente na competição “Olimpíada do Conhecimento 2016”, realizada entre 10 e 13 de novembro, em Brasília, 8.496 pessoas expuseram suas opiniões sobre o fornecimento de alimentos e sobre a qualidade e a estrutura do refeitório do evento, que ficou sob responsabilidade da Central de Produção de Alimentos (CPA), do Sesi Brasília.
De acordo com o diretor da unidade, Murilo Andrade, a pesquisa de satisfação pôde dar um feedback sobre todo o trabalho que foi realizado, permitindo que, em análise posterior, fosse verificado se os padrões de qualidade e atendimento previamente estabelecidos foram cumpridos. “Os resultados das pesquisas foram ao encontro do que esperávamos, tanto na pontualidade da entrega dos produtos, quanto na distribuição dos kits e na qualidade dos alimentos. Ter essa informação documentada nos ajuda muito, já que poderemos, inclusive, utilizá-la como atestado de capacidade técnica para a prospecção de futuros clientes”, disse.
Diversas outras pesquisas pontuais também foram realizadas pelo IEL-DF em 2016, como a do evento Mundo Senai, que reuniu 1.205 opiniões. Além disso, a área de Pesquisas e Estudos também produz levantamentos mensais, tais como: Pesquisa - Indicadores de Desempenho da Indústria do DF (1300 participações, neste ano), Sondagem - Indústria da Construção Civil do DF (600 participações) e Sondagem Industrial do DF (720 participações).
Além disso, o serviço de pesquisas do IEL-DF também está disponível para empresas privadas e órgãos governamentais.
Gestão Documental
Já a segunda área de atuação do Núcleo de Documentação e Informação do IEL-DF consiste na gestão documental de dados e informações empresariais. O serviço inclui a ambientação, organização, tratamento e arquivamento correto dos documentos. Tudo isso feito por uma experiente equipe, composta por arquivistas, historiadores, bibliotecários e profissionais da área de tecnologia da informação.
Ao longo de 2016, a área de gestão documental realizou o cadastro de mais de 8.300 informações no Sistema de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos). Foram solicitadas mais de 1.800 pesquisas de usuários internos e externos, e transferidas mais de 950 dados de arquivos. Vale ressaltar que estes números não incluem processos tão requisitados quanto, como higienização, classificação e digitalização de documentos.
Além de estabelecer critérios técnicos no tratamento dos documentos e ajudar a economizar tempo no acesso às informações, o processo de gestão documental oferecido pelo IEL-DF economiza espaço físico para a guarda da documentação nas empresas e facilita o descarte sistemático da documentação sem valor secundário e com os prazos de guarda vencidos, conforme explica o coordenador do Núcleo de Documentação e Informação do IEL-DF, Alonço Moura: “O IEL-DF oferece boas soluções de gestão de documentos, considerando que, a medida em que o documento vai sendo produzido, nós já fazemos a rastreabilidade e o acompanhamos até o descarte, de acordo com a tabela padrão de temporalidade. Isso poupa tempo, espaço e esforço do nosso cliente e facilita a organização das informações”.
O processo de implementação do sistema GED é simples. A empresa interessada deve manifestar interesse junto ao IEL-DF, que fará uma visita a sede da instituição e avaliará o acervo documental. Desta análise surgirá uma proposta de gestão a ser validada pelo empresário. Entre os clientes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) na área de gestão documental estão a Fundação Banco do Brasil, o Hospital da Criança de Brasília e as entidades do Sistema Fibra.
Para saber mais sobre as atividades executadas pelo Núcleo de Documentação e Informação do IEL-DF, entre em contato pelo telefone: (61)3403-0887 ou pelo e-mail pesquisas@sistemafibra.org.br
Por Aline Porcina
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra