Empresários que buscam ingressar no mercado externo puderam aprender mais sobre o tema na tarde dessa terça-feira, 30 de junho. Ministrada pela gerente do Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF), Viviane Brunelly, a oficina Planejamento Estratégico para Exportação apresentou os primeiros passos necessários para quem deseja expandir os mercados da empresa. A capacitação foi online e gratuita.
De acordo com Viviane, a preparação é um ponto para garantir uma entrada segura e sustentável no comércio exterior. “O mercado internacional não pode ser uma fuga do mercado interno, mas um complemento, uma diversificação de mercado. Com a pandemia, muitas empresas passaram a olhar para o mercado externo, mas é importante lembrar que o exportar é um processo que demanda planejamento para o longo prazo, que exige preparação”, destacou.
Durante cerca de duas horas, foram abordados pontos que precisam ser observados em relação à empresa, como a elaboração de um plano estratégico de negócios, de análises de mercado e da viabilidade econômica; e em relação ao produto, como na escolha do que será exportado e na logística da mercadoria. Assim como os riscos, devem ser analisados também a cultura e os costumes do país escolhido.
“É preciso definir qual é a melhor forma de entrada para o momento. Se a empresa tem condições de assumir um pouco mais de risco e quer ter mais controle sobre a exportação, pode partir para uma exportação direta. Por outro lado, a venda pode ser feita para uma trading, que vai se responsabilizar pelo processo. Nesse caso, o controle sobre a operação e os riscos serão menores. O retorno, também”, exemplificou Viviane.
Como o CIN-DF pode ajudar na internacionalização
O CIN-DF dá suporte para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Além de apoiar a participação em missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, o centro promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países, como o ATA Carnet e o Certificado de Origem Digital (COD). Também fazem parte dos serviços a análise do cenário, das oportunidades e dos riscos e a elaboração de estudos personalizados.
Para saber mais, entre em contato com o CIN-DF pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.