Pelo oitavo semestre consecutivo, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e a Universidade Católica de Brasília promovem o projeto Plano de Marketing Internacional, que prepara planos personalizados para empresas que desejam fazer negócios no exterior. Estudantes do curso de Relações Internacionais vão analisar as pretensões de venda da Nós Mercado Criativo, loja colaborativa que reúne mais de 40 marcas, e da Zarref Fundição, que produz peças de alumínio.
Vinte e quatro alunos, divididos em quatro grupos, se dedicarão à elaboração dos planos, que serão entregues às empresas em novembro. Na manhã desta quinta-feira (15), no auditório da Federação, eles conheceram as regras do projeto. Desde 2016, a universidade e a Fibra, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), mantêm uma parceria em que os universitários aplicam na prática o que aprendem na graduação.
Esta será a primeira vez que uma empresa participará do projeto mais de um semestre. A Nós Mercado Criativo foi atendida na última edição, porém, por ter perfil diferenciado – uma loja colaborativa, com várias marcas e perfis –, foi definido que ela participaria do projeto por dois semestres. Três dos quatro grupos vão se dedicar a estudar a Nós, de forma que um deles analise a internacionalização da loja colaborativa como um todo, outro trabalhe com foco na expansão de negócios do segmento de acessórios e o terceiro atue apenas nas marcas de moda feminina. O quarto grupo vai preparar o plano da Zarref.
A seleção das empresas, feita pelo CIN-DF, tem base em três critérios: “Interesse na internacionalização, potencial do produto e comprometimento com o projeto. Elas não têm nenhum custo para participar e é uma excelente oportunidade”, afirma Viviane Brunelly, gerente do CIN-DF.
De 2016 até hoje, o projeto atendeu empreendimentos dos segmentos de alimentos, cosméticos, vestuário, tecnologia da informação, movelaria e pedras como mármore e granito. Os universitários fazem visitas aos empreendimentos, têm reuniões com os empresários e encontros semanais com a gerente do CIN-DF e com a professora de Marketing Internacional da Católica Camila Cunha.
Com o projeto, tanto estudantes quanto empresários ganham muito. “É uma experiência de mercado incrível para vermos como funciona de verdade. Dá um frio na barriga e estou muito ansiosa para começar de fato a trabalhar com algo real”, contou a estudante do 7º semestre Gabriella Xavier, de 22 anos.
Um plano de marketing internacional consiste na análise da empresa e do produto, na escolha do tipo de internacionalização e do mercado externo, no estudo dos ambientes econômico, político, jurídico, tributário e cultural dos possíveis países de exportação, na análise logística de envio dos produtos e no projeto de divulgação. “O mercado internacional não é tão difícil e está ao alcance de todos. O plano indica ações de longo e de médio prazo e outras que precisam começar a ser executadas agora para essas empresas chegarem lá”, explica a professora Camilla Cunha.
Veja aqui a galeria de imagens.