O Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab) reuniu, na noite de quinta-feira (18), empreendedores do setor para apresentar expectativas para este ano. Segundo o estudo Balanços, Tendências e Perspectivas do Mercado de Panificação e Confeitaria, o faturamento do segmento de panificação do Centro-Oeste cresceu 4,6% em 2017 – acima da inflação do ano (2,95%), o que indica boas perspectivas para 2018. Empresários lotaram o auditório do edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) para ouvir dicas de como aproveitar o bom momento da panificação nos próximos meses.
A projeção positiva é corroborada pela alta das demais variáveis analisadas pela pesquisa inédita, encomendada pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC). Além do faturamento, cresceram indicadores como revenda (2,3%), produção própria (4,7%) e tíquete médio (6,2%). “A expectativa é otimista para 2018, pois todos os dados informados até agora conspiram a favor de uma melhor performance do setor”, explica Emerson Amaral, vice-presidente do ITPC.
No entanto o levantamento revela alta no custo operacional (5,6%), queda no número de funcionários (-1,1%) e redução do fluxo de clientes (-1,7%). Para Amaral, é importante que os empresários analisem esses dados e reflitam sobre possíveis mudanças de estratégia. “Nós vimos nos anos anteriores, por exemplo, a queda no fluxo de clientes. Isso significa que eles estão experimentando outros canais de consumo. Não adianta continuar fazendo a mesma coisa, que os clientes continuarão procurando outros caminhos.”
Fortalecimento da panificação
O objetivo do encontro foi reunir empresários para discutir o desenvolvimento do segmento, estratégias para melhor lucratividade e alternativas que possam melhorar os processos dentro das empresas. “Tivemos um 2017 difícil, mas um pouco melhor que 2016. As pessoas começaram a sair do pessimismo e passaram para um otimismo, querendo investir mais. Agora, temos uma projeção de que 2018 vai ser bem melhor, até porque tivemos um crescimento de cerca de 2% tirando a inflação de 2017”, disse Paulo Sérgio Dias Lopes, presidente do Siab, na abertura do evento.
O líder do sindicato falou da importância de os empresários se manterem unidos em prol do mesmo objetivo: o fortalecimento da indústria de panificação. “Quando a gente tem um sindicato fortalecido, a classe é favorecida.”
Na ocasião, foram abordados os concorrentes do segmento, como food trucks e aplicativos de entrega de refeições, entre outras formas de conveniência para os clientes, como as farmácias e lojas que vendem produtos da panificação. Os empresários assistiram ainda a outras duas apresentações, uma sobre atendimento ao cliente e marketing e a outra sobre recolhimento de impostos.
Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)