Conhecer o mercado norte-americano é decisivo para os empresários que desejam fazer negócios com os Estados Unidos da América (EUA). A afirmação foi dada pelo membro do conselho de diretores da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), Carlos Mariaca, durante o Workshop: Como Ingressar no mercado norte-americano. O evento é uma parceria entre a entidade e o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do DF (Fibra). A proposta do encontro, que chega a sua quarta edição, é promover a cultura empreendedora e a busca pela internacionalização.
O encontro foi realizado na quinta feira (18/5), na sede da Fibra, e recebeu empresários e executivos locais interessados em investir no disputado mercado econômico americano. “Trazer conhecimento para nossas ações faz com que alcancemos resultados positivos. Precisamos pautar nossas ações e focar naquilo que vai nos ajudar a expandir nosso mercado”, afirmou o diretor-secretário da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro, sobre a importância em se conhecer a fundo o mercado americano antes de começar a fazer negócios no país.
De acordo com Carlos Mariaca, apenas o estado da Flórida e o Brasil movimentaram mais de U$ 18,22 bilhões em comércio somente no ano de 2016. Ele chama a atenção também ao fato que 87% das exportações do estado são destinadas a latino-americanos que residem por lá. “Nos últimos seis anos as exportações entre Brasil e Flórida aumentaram 186%. Esse é um mercado fácil e simples, mas é importante estudá-lo e entender para que o empresário crie uma estratégia de entrada e não corra riscos e nem perca dinheiro”, destaca.
“Estamos falando do maior e mais competitivo mercado do mundo. Ele não tolera erros. O empresário não pode apenas se aventurar. É preciso estar pautado na vivencia do mercado americano. E essa é a nossa proposta”, destaca o membro do conselho de diretores da BACCF. As diferenças culturais, visto de trabalho, mudança para os EUA, dicas de como utilizar os serviços bancários e comerciais norte-americanos estão entre os motes abordados durante o encontro.
Feira Internacional
A Câmara tem a missão de fomentar as relações comerciais e parcerias, a fim de aumentar o comércio e investimento entre os países. O evento desta quinta-feira é uma amostra do trabalho que a (BACCF) realiza anualmente, na cidade de Miami, para empresários interessados em exportar para os EUA.
Os interessados em participar da feira internacional da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), nos dias 2 a 4 de outubro, na cidade de Miami, podem obter mais informações pelo e-mailinfo@brazilchamber.orgou no telefone 1-305-579-9030. Para outras informações sobre internacionalização das empresas do DF podem ser obtidos no CIN da Fibra, pelo telefone (61) 3362-6122 ou pelo e-mail: cin@sistemafibra.or.br