Novas tecnologias passarão a ser usadas nos cursos do SENAI/AC, com objetivo de promover maior interesse e motivação dos alunos aos estudos. Após uma capacitação de 60 horas, a equipe docente está habilitada para incrementar as aulas, saindo do ensino tradicional e estimulando ainda mais a classe a participar. “Já temos bons resultados, alguns colegas já começaram a aplicar a novidade em sala de aula e os relatos foram satisfatórios. Com essas ferramentas, os instrutores poderão não só melhorar as aulas com as novas tecnologias, como também agilizar as avaliações”, avaliou Cleonei Renato Dotto, coordenador técnico da área de tecnologia da informação da Escola SENAI Cel. Auton Furtado.
O curso de capacitação “Inspirar, transformar e aprender: a educação para a nova indústria avançada”, foi realizado no período de 17 de agosto a 1º de outubro, a distância com momentos presenciais, na sede da FIEAC. Além de instrutores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Gerência de Educação também participaram da capacitação com objetivo de conhecer as ferramentas e poder apoiar o desenvolvimento das atividades do docentes e a aplicação das ferramentas em sala de aula.
De acordo com Antoine Melo, gestora de educação a distância (EAD) da instituição, serão realizados ainda vários cursos com esta mesma finalidade ao longo do ano. “O objetivo é identificar tecnologias adequadas e implementar práticas didático-pedagógicas diferenciadas de forma a despertar o interesse e a curiosidade dos alunos”, explicou a gestora. “É uma maneira de despertar nos docentes essas novas práticas pedagógicas em sala de aula”, completou.
Segundo a gerente de educação profissional da instituição, Geane Reis de Farias, a intenção é que daqui por diante essas tecnologias sejam massificadas em todos os cursos. “Não temos mais como adiar isso, até porque, a partir do ano que vem, o SENAI Nacional irá lançar o Google For Education para todos os regionais e que integrará todas essas ferramentas”, revelou. “Eu acredito que, principalmente para mim, como instrutora da área de informática, o conhecimento sobre qualquer nova tecnologia deve ser repassado para todas as áreas. E poder aplicar isso também para os alunos vai estimulá-los a elevar o conhecimento deles em informática, por menor que seja. Esse passo está sendo muito importante para todos nós”, comemorou a docente Priscila Costa.
O diretor regional João César Dotto explica que, por ser o maior complexo de educação profissional e tecnológica das Américas, o SENAI trabalha permanentemente para oferecer a seus alunos as mais avançadas práticas pedagógicas. “Nas salas de aula em todo o país, o uso da tecnologia enriquece o aprendizado”, defende. “Aos 76 anos no Brasil e 43 no estado do Acre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial está sempre conectado às demandas e tendências do mercado de trabalho para qualificar os melhores profissionais”.
Fonte: UNICOM