Cimatec e Prefeitura de Salvador firmam parceria para ações de desenvolvimento social
29/03/2017
Por: Portal FIEB
Numa manhã de trabalho que reuniu o prefeito de Salvador ACM Neto, o presidente da FIEB, Ricardo Alban, secretários municipais, dirigentes do SENAI, SESI e IEL, além de empresários da indústria, três protocolos de intenções entre a Prefeitura e o Senai Cimatec foram assinados para ações em áreas estratégicas da capital baiana. O poder municipal e a instituição deverão atuar juntas para encontrar soluções nas áreas de capacitação profissional, tecnologias com foco em inteligência urbana e empreendedorismo.
O encontro aconteceu no Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai Cimatec), em Piatã, e contou ainda com a presença do presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, e o superintendente do Sebrae-BA, Adhvan Furtado. Na ocasião, prefeito e secretários dialogaram com os empresários, ouvindo demandas e propostas do setor industrial, além de conhecer as instalações do Cimatec, a unidade do SENAI mais avançada do país. ACM Neto enfatizou que a parceria tem como finalidade ações concretas com foco no desenvolvimento econômico sustentado da cidade de Salvador.
“Nós precisamos buscar meios de ativação econômica para gerar empregabilidade, precisamos pensar a diversificação econômica da cidade, as ferramentas tecnológicas para estimular a inovação e o empreendedorismo, e nada melhor do que tratarmos disso aqui, neste centro, que é um exemplo para o Brasil, talvez para o mundo”, disse o prefeito de Salvador.
O presidente da FIEB, Ricardo Alban, lembrou que, principalmente neste momento de crise, é preciso buscar formas de movimentar a economia, e um dos caminhos é investir na indústria. “Apesar de Salvador ser uma cidade predominantemente de comércio, há oportunidades em áreas como vestuário, cosméticos e a própria construção civil”, afirmou. Alban citou ainda as possibilidades geradas com a parceria Cimatec-Prefeitura, que poderão criar soluções tecnológicas e atrair investimentos para a cidade.
Demandas - Presente ao evento, o presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Salvador e Região, Waldomiro Araújo Filho, falou da importância de dar agilidade ao processo de licenciamento ambiental. Ele também defendeu um IPTU diferenciado para os empresários, que já têm uma carga pesadas de tributos a pagar.
Já o presidente do Sindicato das Indústrias de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia - Sindcosmetic-BA, Raul Menezes, sugeriu que o município destine um terreno para a criação de um condomínio de indústrias deste segmento. “É uma produção não-poluente e, dentro da cidade, ficaríamos próximos dos nossos funcionários”, argumentou.
A demanda por terrenos também foi feita pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA, Carlos Passos. “Muitas obras importantes, como as do programa Minha Casa, Minha Vida estão sendo realizadas em Lauro de Freitas e Região. A disponibilidade de terrenos, mesmo menores, seria uma forma importante de impulsionar o segmento, já tão abalado nos últimos dois anos”, justificou.
ACM Neto prometeu ouvir e avaliar as demandas dos empresários e anunciou que, em breve, a Prefeitura irá lança, por meio da Sucom, um programa de desburocratização de licenças e alvarás.