Evento realizado pelo Sinduscon-AL também abordou as perspectivas do mercado imobiliário para 2025.
“Com o fechamento de 2024, o que esperar para 2025!". Este é foi tema do Panorama de Mercado promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL) no último dia 10 e que reuniu construtores, corretores de imóveis, investidores e profissionais da área interessados em saber os números do setor e as tendências do mercado. Com apresentação do economista Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica, o evento trouxe uma análise sobre vendas, tipos de imóveis, estoque e áreas mais valorizadas em Maceió e região metropolitana.
O economista começou o evento mostrando os números da pesquisa realizada com as construtoras alagoanas no último trimestre de 2024. Nos últimos 12 meses foram lançadas 5.068 unidades em Maceió e região metropolitana, sendo 57% do tipo apartamento. “De janeiro a dezembro de 2024 foram 5.093 unidades vendidas, uma alta de 43% em relação a 2023”, disse o economista Fábio Tadeu.
Sobre as perspectivas para 2025, a pesquisa realizada pela Brain também apontou a intenção de compra do consumidor. De acordo com o estudo, 46% das pessoas têm intenção de comprar um imóvel e 49% buscam apartamentos. “43% das empresas pesquisadas apontam que 2025 deve um pouco melhor que 2024. Apartamentos de médio padrão lideram a tendência de lançamento, seguido por imóveis do Minha Casa Minha Vida. Sobre a previsão de lançamentos, a pesquisa apontou que 56% das empresas pretendem lançar mais”, afirmou o economista durante a apresentação.
Esse foi o primeiro Panorama do ano e teve o objetivo de contribuir para que as construtoras, imobiliárias, investidores e profissionais do mercado entendam as principais tendências do setor e melhorem a tomada de decisões sobre os empreendimentos que serão lançados. O evento trouxe discussões aprofundadas sobre os principais fatores que influenciarão o setor imobiliário no cenário econômico atual e as perspectivas para o futuro.
Falta de mão de obra qualificada e Plano Diretor também foram debatidos após a apresentação entre os representantes de entidades e participantes presentes ao evento. O Panorama de Mercado teve como debatedores o presidente do Sinduscon-AL, José Nogueira, o vice-presidente do Sinduscon e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Alfredo Brêda, o presidente da Ademi-AL, Osman Ramires, e o presidente do Creci-AL, Sérgio Cabral.
O economista Fábio Tadeu, da Brain Inteligência Estratégica, é responsável por pesquisas em mais de 600 cidades brasileiras de todos os estados, incluindo o estudo realizado para o Sinduscon-AL. Em sua apresentação ele destacou dados de como o mercado alagoano tem se comportado e quais as expectativas do segmento para este ano de 2025.
Para acompanhar a apresentação basta clicar no link: https://youtube.com/live/aO0SoFCnp0Y?feature=share