Marcas veteranas e estreantes apresentaram suas produções de vestuário, acessórios, moda praia e fitness
Com a coleção “Tecendo o Feminino”, 14 marcas alagoanas trouxeram para a passarela do Minas Trend, na noite desta quarta (23), trabalhos que enaltecem a história, a elegância e a força da mulher contemporânea e urbana. Nos 24 looks apresentados, podia-se perceber, também, a influência das tradições culturais imateriais de Alagoas, como o bordado de Capela e de Penedo, assim como a renda singeleza e o filé, que conferiam beleza, delicadeza e feminilidade às peças feitas à mão.
“Essa coleção trouxe o que temos de mais rico em nossa cultura: o artesanato, por meio do talento das nossas bordadeiras e rendeiras, além de destacar a mulher cotidiana, a cultura, a tradição e a beleza da moda alagoana. E o desfile valorizou o trabalho de cada uma dessas mulheres empreendedoras, guerreiras, com belas histórias e que hoje vivem da própria arte”, conta Francisco Acioli, presidente do Sindivest Alagoas.
Realizando sua quarta participação nas passarelas e a décima no Minas Trend, o Coletivo Alagoas é formado pelas marcas veteranas Acessore.Me, Alana Tenório, Aquas Beachwear, Bruna Bert, Lúcia Bastos, Maneka, Milka Pereira, Piskuila e Severa, e as estreantes Olegário Turbantes, Artecer, Adriana Gomes Artesanato, Fulô.A e Mimos de Dona Peró.
Pela terceira vez no evento, Bruna Bert, estilista da marca que leva seu nome, afirma que é um privilégio estar no Minas Trend e mostrar a potência da moda alagoana. “Somos uma marca especializada na produção de acessórios de luxo, que mescla influências regionais de Alagoas com minhas raízes peruanas. Isso confere um mix criativo entre as peças, com um estilo único”, explica.
Já a estreante Tereza Olegário, da Olegário Turbantes, não esconde a satisfação de participar da primeira grande feira de sua carreira. Fundada há 10 anos, na periferia de Alagoas, a marca surgiu a partir de um processo de autoconhecimento e valorização de sua identidade como mulher negra. “Comecei a confeccionar meus próprios turbantes usando retalhos dos vestidos da minha avó e acabei aprendendo sozinha a manusear a máquina de costura dela, que uso até hoje”, conta.
O trabalho da estilista mescla turbantes, bolsas, colares, tiaras e faixas cruzadas feitas de tecidos africanos, com muitas cores, história e personalidade. “O Quilombo dos Palmares se desenvolveu em Alagoas, então minhas peças têm uma referência muito forte de toda essa ancestralidade, das mulheres guerreiras pretas e empoderadas. Por isso, estar aqui mostrando meu trabalho e representando minhas origens é muito gratificante”, ressalta.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do SEBRAE Minas e apoio do Centro Universitário UNA.
SERVIÇO:
32º Minas Trend – Reflexos da Moda: revelando horizontes
Temporada: Outono/Inverno 2025
Data: 22 a 24 de outubro
Horário: 10h às 20h
Local: BH Shopping | BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte – Piso Ouro Preto