Estreantes no Minas Trend, rendeiras e bordadeiras alagoanas estarão presentes no estande coletivo “Conceito Alagoas”, exibindo suas artes exclusivas no bordado, filé, singeleza e no bilro.
A ideia desenvolvida pelo Sindicato das Indústrias de Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest), através do presidente Francisco Acioli, contou com a parceria do Sebrae/AL e tem como objetivo agregar valor e fortalecer a cultura e os produtos da moda alagoana.
O “Conceito Alagoas” será composto por Adriana Gomes, Artecer, Fulô.A e Mimos de Dona Peró, mostrando a beleza e a diversidade da renda e do bordado.
Adriana Gomes Artesanato
Adriana Gomes é uma artesã de Maceió/AL especialista em filé, tipo de bordado de grande destaque na cultura e na moda alagoana. Suas peças já estiveram presentes em desfiles e feiras estaduais e nacionais, exibindo a beleza da arte do filé do Pontal e agora, pela primeira vez, estará presente no Minas Trend.
Artecer
Artecer é a Associação das Rendeiras de Singeleza no município de Paripueira, em Alagoas. A associação tem o objetivo de resgatar a renda Singeleza, um patrimônio cultural e material do estado de Alagoas, com reconhecimento nacional e utilizado em diversas peças de moda e decoração. A Associação já produziu peças em parcerias com marcas alagoanas como Maneka e Nathália Amaral.
Fulô.A
A empresa Fulô.A produz peças e coleções exclusivas com o bordado feito à mão, trazendo desde a delicadeza e a elegância do bordado, até a cultura e história alagoana. A artesã Ana Cristina, fundadora da Fulô.A, já esteve presente em feiras e eventos do segmento de artesanato, além de ministrar cursos de bordado.
Mimos de Dona Peró
Mimos de Dona Peró é uma Associação de Bordadeiras e Costureiras do município de Capela/AL desenvolvida pela empreendedora Luciana Leite, em homenagem à Dona Peró, a bordadeira mais famosa da cidade. A associação surgiu alguns anos após as peças em bordados ganharem destaque através do desenvolvimento de uma coleção junto da designer Renata Fontan, unindo técnicas de bordado, pintura e crochê. Atualmente, “Mimos de Dona Peró” é composta por 20 mulheres e dois homens, que se dividem entre costura e bordado.