Debater os impactos da regulamentação da reforma tributária no setor da construção e na indústria alagoana como um todo. Este foi o tema da reunião promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), na tarde da última quarta-feira, na sede da FIEA. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, que esteve em Maceió pela primeira vez como presidente da entidade máxima do setor da construção no país.
Em seguida, o presidente da CBIC participou da Assembleia Geral Ordinária do do Sinduscon, quando foi realizada uma explanação sobre reforma tributária, vícios construtivos e o Programa Minha Casa Minha Vida. “Precisamos de uma reforma que torne o sistema tributário mais eficiente e menos oneroso para as empresas. E, principalmente, precisamos que a reforma tributária seja neutra, ou seja, que não aumente a carga tributária atual sobre as empresas do setor e sobre o consumidor final.”, afirmou Correia. Ele também ressaltou que a CBIC está trabalhando ativamente para garantir que os interesses do setor sejam considerados durante o processo de discussão e aprovação da reforma, que agora está em tramitação no Senado Federal.
O presidente da FIEA, José Carlos Lyra, destacou que a vinda da CBIC para Alagoas é importante para unir a classe e discutir esses pontos da reforma tributária. “Essa vinda é fundamental para harmonizar as construtoras do estado com a entidade máxima da construção, que é a CBIC, responsável por reunir todas as construtoras do país”, afirmou.
Para o presidente do Sinduscon-AL, José Nogueira, a presença do presidente da CBIC foi muito positiva para que os construtores locais se atualizassem sobre o que tem sido discutido a nível nacional e também pudessem apresentar demandas do setor alagoano. “O Renato já tinha prometido essa visita ao nosso estado e foi muito importante ouvir todas as explanações sobre temas fundamentais para a atividade da construção”, afirmou José Nogueira.
Alfredo Brêda é vice-presidente da CBIC e do Sinduscon e destacou que a vinda de Renato Correia enaltece ainda mais o setor da construção de Alagoas. “Ele trouxe temas relevantes sobre vícios construtivos, reforma tributária e quais as novidades do Dia Nacional da Construção Social”, completou.
A visita de Renato Correia à FIEA e a Sinduscon-AL faz parte de uma agenda da CBIC em Alagoas para discutir a reforma tributária e outras questões cruciais para o setor da construção. Promovidos em parceria com seus associados, os encontros visam alinhar estratégias e fortalecer a representatividade da CBIC nas discussões nacionais.