Nesta quinta (04) ocorreu, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, um treinamento do Procompi, o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas. O evento contou com a abertura do presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest), Francisco Acioli, a participação da consultora do Sebrae/AL, Ana Paula Dantas, e apresentações dos consultores do SENAI/AL Madson Cardoso, Fábio Omena e Rayane Gois.
Representantes das quinze indústrias de fardamentos participantes do projeto estiveram presentes no treinamento, onde foram abordadas as temáticas de planejamento e controle da produção, melhoria contínua e gerenciamento diário.
O consultor Madson ressaltou durante o evento sobre a importância de auxiliar o desenvolvimento industrial do setor do vestuário, a atual situação do mercado têxtil, que está cada vez mais competitivo ao se atualizando para o meio digital e sobre a importância das empresas se adequarem corretamente para atingir seus objetivos.
A empresária Marta Melo, da Caffalu, acredita que o treinamento foi muito proveitoso para a sua empresa, principalmente pela troca de conhecimento. “As empresas falam sobre suas vivências e, às vezes, uma falha nossa, o outro dá resposta que precisamos”, relata.
Para Rita de Cássia Torres, proprietária da indústria Só Uniforme, o evento foi uma boa oportunidade para as possibilidades de implementar algumas melhorias no seu negócio e aumentar sua produção. Segundo ela, “sempre são muito proveitosos esses treinamentos porque, mesmo que a gente não consiga colocar tudo em prática, a gente tá tendo acesso ao que está acontecendo no mercado atualmente”.
O programa é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e do Sindivest Alagoas.