O setor de panificação e confeitaria de Cuiabá, Várzea Grande e região possuem uma nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), já em vigor, com vigência de 2024 a 2026. A convenção traz reajuste ao piso salarial aos colaboradores da indústria, com data-base para 1º de maio.
A convenção foi organizada pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Mato Grosso (Sindipan/MT), em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Cuiabá, Várzea Grande e Região-MT (Sintia).
Para o presidente do Sindipan/MT, Samuel Gariglio, a nova CCT voltou a unir o setor e melhorar a relação entre o sindicato patronal e laboral.
"Após um tempo de afastamento entre as entidades, voltamos a desenvolver um diálogo que está resultando em bons frutos para o setor. A CCT é um dos primeiros passos para fomentar o setor. Agora, tanto as empresas quanto os colaboradores estarão seguros com um documento assinado pelas organizações representativas", explicou Gariglio.
A CCT foi assinada pelos presidentes do Sindipan/MT e do Sintia, Sidney Aparecido Rodrigues de Amorim, nesta terça-feira (04.06).
Um dos parágrafos da CCT aponta o fortalecimento sindical, oferecendo a possibilidade ao trabalhador de contribuir com o sindicato laboral, ao ter descontado diretamente no salário um dia de trabalho. Caso o colaborador não queira, ele deve manifestar-se no prazo de 10 dias da assinatura da CCT.
Outros pontos da CCT falam sobre carga horária, benefícios aos colaboradores e garantia de emprego, entre outros assuntos.
Para mais informações sobre a CCT, procure o Sindipan/MT, através do telefone e Whatsapp (65) 992810834, ou pelo e-mail sindipanmt@gmail.com.