Com o objetivo de apresentar os números do setor imobiliário em 2023 e apontar as perspectivas para 2024 no que se refere a lançamentos, estoque, vendas de imóveis e áreas de Maceió e região metropolitana com maior valorização, entre outros pontos, o Sinduscon-AL realizou na última quinta-feira (01/02) o 1º Panorama de Mercado do ano. O evento foi realizado na sede da entidade e contou com apresentação do sócio diretor da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu. O presidente do Sinduscon-AL, José Nogueira, foi o mediador do debate.
Responsável por pesquisas em mais de 600 cidades brasileiras de todos os estados, Fábio Tadeu apresentou dados que irão contribuir com as decisões dos empresários do setor imobiliário em Alagoas. O evento foi uma oportunidade importante para que profissionais do setor, investidores, pesquisadores e demais interessados conhecessem mais sobre o atual cenário do setor no estado e como o mercado alagoano tem se comportado, além das expectativas para este ano de 2024.
De acordo com Fábio Tadeu, Maceió teve alta em vendas e lançamentos em 2023, muito maior que a média do mercado nacional. “A capital alagoana registrou um aumento forte em vendas e proporcionalmente o que mais cresceu foi o produto do Minha Casa Minha Vida, graças à série de medidas lançadas ano passado pelo Governo Federal”, afirmou Fábio Tadeu.
Segundo ele, Maceió lançou no último trimestre quase o mesmo número de unidades que a cidade de Fortaleza, “que é uma cidade com o dobro do tamanho. Além disso lançou mais que Recife e Salvador no trimestre”. Fábio Tadeu destacou que das capitais, Maceió teve 14% dos lançamentos, 10.6% das unidades vendidas e 13% do estoque. “Os números mostram que em todos os indicadores Maceió está mais representada que outras capitais”, completou.
O sócio-diretor da Brain ressaltou, ainda, que a economia do mercado imobiliário de Maceió é mais pujante que a proporção das outras capitais. “Isso é fantástico, é pujança."
Sobre empreendimentos de apartamento, Maceió passou de 29 em 2022 para 32 lançamentos em 2023, sendo que no primeiro semestre foi lançado 1 empreendimento do Minha Casa Minha Vida e no 2º semestre foram 5 lançamentos no programa habitacional que retornou com novidades em 2023. “Em unidades a alta foi de 55%, com quase 5 mil unidades”, afirmou Fábio Tadeu. Sobre as vendas, no comparativo com 2022, o ano de 2023 apresentou um aumento de 11%.
Durante a apresentação do Panorama de Mercado, Fábio Tadeu destacou que o maior aumento de lançamento aconteceu final de 2023. “Ou seja, não deu tempo de vender tudo. Janeiro e fevereiro devem ser positivos exatamente por isso”. Na apresentação, os bairros de Cruz das Almas, Jacarecica e Jatiúca aparecem com os de maior número de vendas em 2023.
O Panorama de Mercado teve ainda como debatedores o vice-presidente do Sinduscon-AL e CBIC, Alfredo Brêda, o presidente da Ademi-AL, Marcelo Saldanha, e o presidente do Creci-AL, Sérgio Cabral.
O evento foi uma realização do Sinduscon-AL, e teve correalização da Ademi-AL, FIEA e Sebrae e apoio da Coopercon e Creci-AL.
Quem quiser conferir a apresentação bastar conferir o link disponível no canal do Sinduscon-AL no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=4C4Ah2qIuKI&t=3305s