De acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina, as pequenas e médias empresas do e-commerce faturaram 31% a mais com vendas e ações promocionais no período do Dia do Consumidor em 2023, que é comemorado em 15 de março. De 12 a 15 de março (domingo à quarta-feira), os lojistas online alcançaram R$ 37,4 milhões em faturamento, enquanto em 2022 o faturamento chegou a R$ 28,5 milhões no mesmo período de quatro dias. Somente no dia 15, os empreendedores movimentaram R$ 11,7 milhões com vendas online, valor 19% superior ao do ano passado (R$ 9,8 milhões).
O segmento que liderou as vendas no período foi o de Moda (R$ 13,2 milhões), seguido por Saúde & Beleza (R$ 3,5 milhões), e Acessórios (R$ 2,8 milhões). Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito continua sendo a opção mais utilizada: ele representou 53% das vendas de 12 a 15 de março, porém o PIX teve um aumento significativo na escolha dos consumidores, sendo utilizado em 34,5% das vendas no período, ante 13,5% em 2022. Com isso, o Pix é o segundo meio de pagamento mais utilizado em e-commerces de PMEs.
“Mais uma vez o e-commerce mostrou sua força no varejo nacional, com margens de crescimento ano a ano relevantes. Além da importância significativa para o faturamento com ações promocionais em datas consolidadas no varejo, os lojistas devem aproveitar essas oportunidades para fidelizar os clientes que compraram pela promoção, aumentando as possibilidades de recompra”, comenta Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática -- escola de e-commerce da Nuvemshop.
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