O setor alimentício ainda é a preferência de muitas pessoas que desejam empreender, por ser algo que dá para começar com um menor investimento, ao mesmo tempo em que é possível receber um feedback imediato dos clientes quanto aos seus gostos e preferências, o que facilita na realização das adequações necessárias.
Quando se oferece produtos de qualidade, é esperado que a procura seja crescente e podem surgir questões de produção e entrega a resolver, já que, com muitos pedidos, alguns podem não ser atendidos a tempo, situação que pode ocorrer por falta de tempo e otimização de processos.
A boa notícia é que tudo isso pode ser resolvido! É possível capacitar o time de atendimento para impactar positivamente o timing de compra do cliente. Acompanhe este artigo para saber mais detalhes a respeito!
Sair do atendimento amador para a profissionalização é um passo inevitável para o crescimento de qualquer negócio.
Um dos aspectos envolvidos na profissionalização é compreender o empreendimento de maneira integral, observando todo o processo desde a qualidade do atendimento, agilidade na entrega, mix de produtos adequados, entre outras particularidades.
Além disso, é fundamental que todos os colaboradores envolvidos nos processos entendam os objetivos e metas propostos, para que o time funcione como uma unidade.
Veja, a seguir, as principais recomendações para a profissionalização!
Um atendimento de qualidade é reconhecido e valorizado por todas as pessoas. Quem não se rende a um atendimento gentil, no qual realmente sentimos que nosso pedido é tratado como algo único a ser preparado e entregue?
Dessa forma, é importante investir em treinamentos e capacitações para a equipe de atendimento, de modo que ela aprenda a atender ao timing de compra do cliente de forma eficiente e proporcionando a melhor experiência possível.
Um atendimento demorado gera uma enorme indignação por parte dos clientes, especialmente na hora da fome, sem contar que alguns já se programam para receber o alimento no horário de almoço da empresa, o que pode resultar em ansiedade a cada minuto que passa e o pedido não chega.
Dessa forma, o estabelecimento deve estar preparado para que a logística ocorra da melhor forma, seja em pedidos no balcão ou mesmo nas entregas por aplicativo de delivery.
Além de treinar a equipe de cozinha para a otimização dos processos, é importante investir em tecnologia e equipamentos que auxiliem a reduzir o tempo de preparo das refeições.
Lembre-se também de treinar e capacitar seus entregadores, para que as entregas ocorram de forma pontual e cortes.
De mãos dadas com a agilidade está a forma de entrega do pedido, que deve ser cuidada para manter a apresentação e temperatura ideais do prato transportado. Para isso, um bom estudo de embalagens e da forma de transportar tornam-se itens essenciais para que a entrega seja feita da forma mais profissional possível.
Iniciamos falando sobre a possibilidade de receber feedback dos clientes, no início do empreendimento. Essa escuta, aliada com um estudo aprofundado do mercado e de suas tendências, pode garantir que o mix de produtos seja o mais fiel ao desejado pelo seu público e também para atrair mais clientes e fidelizá-los.
O ideal é ter uma variedade que atenda a gostos e dietas variadas. Ao atuar dessa forma, pessoas que adotam uma alimentação vegetariana ou vegana também podem ser contempladas.
O timing ou tempo de compra é resultado de uma série de ações. É importante oferecer os produtos certos para os clientes no momento certo e um serviço rápido e de qualidade é decisivo para isso.
Existem processos que podem apoiar na agilidade e praticidade, como a produção antecipada, na qual pode-se produzir um maior volume de produtos, porcionar, congelar e armazenar, e, por fim regenerar no momento de servir.
Alguns equipamentos que podem auxiliar na otimização do processo de antecipação são os ultracongeladores, que garantem a integridade da cor, sabor e textura dos alimentos e o micro-ondas profissional ou o speed oven, que são utilizados para finalizar, descongelar ou aquecer alimentos com máxima qualidade e rapidez.
Muitos negócios começam de forma amadora e acabam incluindo profissionais que ainda não estão completamente capacitados para oferecer o melhor atendimento ao público. Mas isso não é motivo para desespero. Existem diversas formas de alinhar sua equipe e garantir um bom trabalho, mesmo que o estabelecimento já esteja funcionando.
Vale destacar, ainda, que existe uma vantagem no processo de profissionalização com o negócio em marcha, porque o aprendizado pode ser aplicado de forma prática quase que instantaneamente.
É essencial que o empreendedor invista na profissionalização da equipe e que busque recursos e ferramentas para garantir um bom aprendizado. Uma facilidade é optar pelos cursos online, que podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar e em módulos.
Os que tem módulos independentes, por exemplo, podem facilitar melhorias mais específicas, como precificação, desenho do cardápio, estratégia de divulgação, etc.
Existem ainda, instituições como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com as quais é possível tirar dúvidas e receber orientações mais específicas, de acordo com a cidade em que o empreendimento está localizado.
Por fim, tenha em mente que todo momento de transição exigirá mais esforço, mas na medida em que os resultados começarem a surgir positivamente e o negócio ganhar um ritmo mais orgânico, você verá que toda a dedicação valeu a pena!
Não poderíamos deixar de falar sobre o quanto é essencial encantar os clientes, não somente atendendo o que foi pedido, mas surpreendendo-o com algo a mais.
Assim, treine sua equipe para que ela ofereça a melhor experiência possível, entregando sempre mais do que o esperado.
Para isso, é essencial estabelecer junto aos colaboradores, os valores do empreendimento, mostrando qual a visão que a empresa quer passar e como esses valores podem ser postos em prática.
Como você pôde ver, capacitar o time de atendimento é algo fundamental para otimizar os processos de produção e entrega no ramo alimentício, possibilitando assim, oferecer os produtos certos aos clientes no momento certo, o que resultará na expansão do empreendimento.
Agora que você já sabe o que precisa ser feito, confira nossas dicas de cursos de gastronomia para se profissionalizar ainda mais.