Com o impacto da pandemia o comportamento das pessoas
se transformou rapidamente, impactando todos os níveis da vida. A
relação das pessoas com a tecnologia e consigo mesmas, sofreu uma
mudança drástica que mudou o cenário completamente. Os planejamento de
marketing tiveram que ser refeitos e até o modo como as marcas estão
construindo suas estratégias está sendo revisto. Isso faz com que as
marcas tenham que se adaptar para sobreviver e prosperar nesses tempos
complexos. Listo abaixo algumas tendências de consumo que estão
definindo o mercado digital neste ano e que as marcas devem ficar
atentas:
O papel cada vez maior das compras online:
pode-se dizer que as pessoas aprenderam a comprar sem sair de casa e
esse hábito vai persistir. As marcas que ainda não criaram canais
digitais, terão que se adaptar para sobreviver. Além disso, as redes
sociais agora abrem novos canais de vendas que podem ser aproveitados.
Consumo de conteúdo a partir do sofá:
com boa parte das pessoas continuando a realizar trabalho remoto e
perdendo menos tempo no trânsito, por exemplo, acaba genrando muito mais
tempo disponível para assistir vídeos em plataformas de streaming. Essa
explosão no tempo de visualização pode ser uma grande oportunidade para
as marcas, tanto na criação de campanhas digitais direcionadas, quanto
nas estratégias de brandes content.
Um mundo com menos contato físico: a
entrada no mercado do pagamento por aproximação, ou seja, sem contato
físico e, o desenvolvimento de novas tecnologias de realidade aumentada e
realidade virtual, abrem um mundo de oportunidades que pode ser
explorado para criar novas experiências para as pessoas. Os consumidores
estão dispostos a experimentar.
Gastos solidários: propósito
e responsabilidade social corporativa serão requisitos obrigatórios
para as marcas por demanda do mercado. Além disso o valor da comunidade
ganha destaque em relação as atividades egoístas. As marcas tem que se
conectar com esse desejo.
Automatização da comunicação:
as pessoas querem cada vez mais a personalização das experiências. Uma
maneira das marcas fazerem isso é através de Bots, que conversam com os
clientes através da inteligência artificial. A tecnologia está avançando
rapidamente e já consegue resolver boa parte dos problemas.
A diminuição da lealdade de marca:
o crescimento das compras online transformou muitos produtos e serviços
em commodities. Os millenialos e a geração Z tem menos lealdade as
marcas, e eles estão tomando conta do mercado de consumo. Esse é um
grande desafio para as marcas já estabelecidas que tem que se defender
e, uma oportunidade gigante para as marcas entrantes se posicionarem
nesse novo cenário.
Aumento da importância de saúde e bem-estar:
tudo relacionado a saúde será top-of-mind para os consumidores. As
pessoas também estão reconsiderando como investirão seu tempo e a
tendência é investir cada vez mais em si mesmo. A valorização das
experiências pessoais de evolução e qualidade de vida estão gerando
impacto duradouro no mercado. As marcas devem olhar com muita atenção
para esse segmento e proporcionar propostas de valor conectadas com
essas novas demandas. Elas devem atuar para aumentar seu papel nas
mudanças da sociedade e gerar impacto positivo no modo de como as
pessoas vivem, gerando mais bem-estar e colaborando para aumentar o
nível geral de saúde da população.
As marcas que estiverem
atentas a essas mudanças terão muitas oportunidades para inovar, se
conectar com seus consumidores e, além disso, gerar crescimento em novos
mercados.